- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

União Brasil expulsa Celso Sabino após acusação de infidelidade partidária

© Foto / Fabio Rodrigues-Pozzebom / Agência BrasilO ministro do Turismo, Celso Sabino, participa do programa Bom Dia, Ministro, em 19 de agosto de 2025
O ministro do Turismo, Celso Sabino, participa do programa Bom Dia, Ministro, em 19 de agosto de 2025 - Sputnik Brasil, 1920, 08.12.2025
Nos siga no
O União Brasil formalizou, nesta segunda-feira (8), a expulsão do ministro do Turismo, Celso Sabino, do partido, após votação secreta, com 24 votos favoráveis.
A sigla concluiu que Sabino descumpriu uma orientação interna ao permanecer no comando do Ministério do Turismo do governo Lula mesmo após a direção do partido determinar que ele deixasse o cargo, caracterizando infidelidade partidária.
Ministro do Turismo do Brasil, Celso Sabino (foto de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 21.06.2024
Panorama internacional
'Brasil está decolando': ministro do Turismo Sabino vai à Rússia para promover viagens entre BRICS
A sigla havia determinado o prazo de 19 de setembro para que seus integrantes com cargos no Executivo deixasse os quadros. Entretanto, Sabino permaneceu à frente do ministério, onde trabalhou na execução da COP30, em Belém (PA).
Com a expulsão, ele saiu do comando do diretório regional do Pará, foi afastado das decisões da legenda e destituído. Sabino afirmou, em uma live nas redes sociais, que sua permanência no Ministério do Turismo foi motivada por "responsabilidade administrativa" e pelo compromisso com projetos essenciais para o Brasil.

"Saio com o sentimento de que fui injustiçado, mas tenho certeza de que eu tive a coragem, de que o julgamento será feito pela história, pelo povo do estado do Pará e todo o povo brasileiro [...]. Eu saio hoje do União Brasil com a minha cabeça erguida, porque saio com a minha ficha limpa."

O partido rompeu com o governo federal em setembro. Apesar disso, o ministro pretende continuar alinhado ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva para ter seu apoio na disputa para as eleições para o Senado pelo Pará no ano que vem.
Sabino tentou negociar com a cúpula do União Brasil para obter uma licença partidária para continuar no cargo até o dia 3 de abril, prazo final para a desincompatibilização para concorrer ao Senado nas eleições, mas não obteve sucesso.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала