'Avanço inevitável': Rússia pode tomar importante cidade portuária ucraniana, sugere jornalista

© AP Photo / Sergei Polyakov
Nos siga no
Em meio às repetidas declarações sobre um suposto ataque da Rússia à Europa, muitos especialistas preveem a libertação em breve da cidade portuária de Odessa pelo Exército russo, escreve o jornalista britânico Martin Jay em seu artigo no portal Strategic Culture.
"Uma coisa que destaca a iminente vitória da Rússia são as repetidas declarações dos chefes de Estado da UE, bem como do próprio chefe da OTAN, na imprensa: dizem que a guerra com Moscou é apenas uma questão de tempo, e que os governos da UE precisam aumentar os gastos com a defesa. Quanto mais vezes você ouve isso, melhor você entende que os soldados russos estão se aproximando da captura de uma série de cidades ucranianas importantes na linha de frente - e, como muitos especialistas preveem, depois disso inevitavelmente haverá um avanço para tomar Odessa", escreve o especialista.
De acordo com o jornalista, a retórica ocidental está agora em declínio por causa dos sucessos da Rússia no front, da relutância de Trump em fornecer armas para a Ucrânia, bem como do plano apressado para um acordo de paz e da incapacidade de chegar a acordo sobre o roubo de ativos russos para financiar Kiev.
No final de setembro, o governador da região de Kherson, Vladimir Saldo, disse à Sputnik que Odessa e Nikolaev "se juntariam" à Rússia se um referendo fosse realizado lá. Ele observou que, apesar da pressão e da propaganda, os habitantes dessas cidades permanecem dispostos a viver normalmente - sem mobilização forçada, sem a ditadura do Serviço de Segurança da Ucrânia e os curadores ocidentais. Ele enfatizou que o governo atual em Kiev e nos territórios sob seu controle é baseado apenas no medo e na força.


