- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Trump anuncia que vai declarar fentanil como 'arma de destruição em massa'

© telegram SputnikBrasil / Acessar o banco de imagensTrump anuncia que vai declarar fentanil como 'arma de destruição em massa'
Trump anuncia que vai declarar fentanil como 'arma de destruição em massa' - Sputnik Brasil, 1920, 15.12.2025
Nos siga no
O presidente dos EUA, Donald Trump, informou que assinará uma ordem executiva para elevar, sob designação governamental, o nível de perigo do fentanil, um opioide sintético que tem provocado a morte de mais de 100 mil pessoas por ano no país norte-americano, segundo os CDC.
"Nenhuma bomba faz o que isso faz. Entre 200 mil e 300 mil pessoas morrem todos os anos. É preciso saber disso!", declarou Trump em coletiva de imprensa na Casa Branca.
Homem agita bandeiras da Venezuela e dos Estados Unidos - Sputnik Brasil, 1920, 15.11.2025
Panorama internacional
EUA citam 'fentanil venezuelano' como pretexto para uso da força militar contra o país, diz mídia
A declaração é feita em um momento em que a administração do presidente dos EUA justifica os recentes ataques a navios venezuelanos, citando que o uso da droga fentanil é arma química, de acordo com o jornal The Wall Street Journal. O jornal aponta que os especialistas nessa esfera argumentam que não há evidências de produção de fentanil na Venezuela.
Há mais de dez anos, a Venezuela convive com as duras sanções impostas de forma unilateral pelos Estados Unidos, medidas que já atravessaram três governos e causaram uma crise humanitária histórica no país, principalmente na pandemia, quando a inflação chegou a incríveis 130.000% ao ano.
Entre possíveis idas e vindas das restrições que não se concretizaram, o país segue demonstrando resiliência, quando viu o índice cair para 4% no fim do ano passado e o crescimento econômico de 6,2% em 2024, conforme estimativa da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal), o maior índice da América do Sul.
A narrativa de guerra às drogas adotada por Trump nos últimos meses vem justificando ataques a embarcações que já culminaram na morte de mais de 80 pessoas. Na semana passada, o governo estadunidense apreendeu um grande petroleiro ao largo da costa da Venezuela.
O navio teria Cuba como destino. A operação foi conduzida pelo FBI, o Serviço de Investigação de Segurança Interna e a Guarda Costeira dos Estados Unidos com apoio do Departamento da Guerra.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала