https://noticiabrasil.net.br/20251215/arte-floral-mais-antiga-da-humanidade-revela-primeiros-sinais-do-pensamento-matematico-imagens-46097819.html
Arte floral mais antiga da humanidade revela primeiros sinais do pensamento matemático (IMAGENS)
Arte floral mais antiga da humanidade revela primeiros sinais do pensamento matemático (IMAGENS)
Sputnik Brasil
Utensílios de cerâmica encontrados na Mesopotâmia com padrões ordenados e desenhos de plantas testemunham o início mais antigo do pensamento matemático entre... 15.12.2025, Sputnik Brasil
2025-12-15T12:27-0300
2025-12-15T12:27-0300
2025-12-15T12:27-0300
ciência e sociedade
ciência e tecnologia
mesopotâmia
turquia
arqueologia
matemática
pensamento
https://cdn.noticiabrasil.net.br/img/07e6/02/12/21466251_0:0:1100:619_1920x0_80_0_0_70e10ad5287f397e826ed37783462dcc.jpg
Muito antes do surgimento da escrita e dos números, as comunidades agrícolas do Oriente Médio já tinham conhecimento de aritmética, valores quantitativos e estruturas ordenadas.De acordo com o artigo, os achados foram localizados em territórios que hoje correspondem à Turquia, Síria e Iraque. Os pratos com ornamentos florais pertencem à cultura halafita, que prevaleceu na região entre 6200 e 5500 a.C.Na cerâmica, os arqueólogos descobriram desenhos simétricos e ordenados de plantas, arbustos, galhos e flores. Embora alguns se assemelhem a formas reconhecíveis, muitos são fortemente estilizados.É improvável que tais padrões sejam aleatórios. O que os une não é a precisão botânica, mas uma composição planejada que pressupõe uma linguagem visual comum, em vez de um ornamento casual.A criação desses desenhos requer planejamento cuidadoso, pensamento espacial e sequência, componentes-chave do pensamento matemático. Esses padrões florais representam uma das primeiras manifestações conhecidas da lógica aritmética, que existia milhares de anos antes da escrita.Segundo cientistas, o pensamento matemático surgiu gradualmente na solução de problemas cotidianos relacionados à agricultura coletiva: divisão de campos, distribuição de culturas, organização do trabalho coletivo e distribuição justa de bens.Os pesquisadores destacam uma característica interessante: os antigos halafitas retratavam padrões em seus pratos semelhantes principalmente a flores e árvores. Apesar de envolvidos na agricultura e no cultivo de grãos, eles não pintavam espigas, mas preferiam pétalas.Os cientistas sugerem que as flores foram escolhidas porque evocam emoções positivas no cérebro humano, devido à sua forma e cor. Assim, os antigos tentaram expressar suas conclusões abstratas por meio de objetos que consideravam bonitos e evocativos.Depois de estudar todos os desenhos ordenados, os pesquisadores concluíram que o pensamento matemático não surgiu ao mesmo tempo que a escrita, mas se desenvolveu gradualmente através da prática de visualizar ideias incorporadas ao cotidiano.Os artesãos halafianos não eram matemáticos no sentido moderno. No entanto, sua capacidade de dividir o espaço, repetir padrões e aplicar consistentemente estruturas numéricas revela um mundo cognitivo complexo, no qual a arte, a agricultura e a matemática estão intimamente entrelaçadas.
https://noticiabrasil.net.br/20251104/selos-cilindricos-as-primeiras-assinaturas-da-historia-nasceram-na-mesopotamia-imagens-44866426.html
mesopotâmia
turquia
Sputnik Brasil
contato.br@sputniknews.com
+74956456601
MIA „Rossiya Segodnya“
2025
Sputnik Brasil
contato.br@sputniknews.com
+74956456601
MIA „Rossiya Segodnya“
notícias
br_BR
Sputnik Brasil
contato.br@sputniknews.com
+74956456601
MIA „Rossiya Segodnya“
https://cdn.noticiabrasil.net.br/img/07e6/02/12/21466251_138:0:963:619_1920x0_80_0_0_9a8773c1b44b7da27ab2d98c2e7b7d65.jpgSputnik Brasil
contato.br@sputniknews.com
+74956456601
MIA „Rossiya Segodnya“
ciência e tecnologia, mesopotâmia, turquia, arqueologia, matemática, pensamento
ciência e tecnologia, mesopotâmia, turquia, arqueologia, matemática, pensamento
Arte floral mais antiga da humanidade revela primeiros sinais do pensamento matemático (IMAGENS)
Utensílios de cerâmica encontrados na Mesopotâmia com padrões ordenados e desenhos de plantas testemunham o início mais antigo do pensamento matemático entre humanos que viveram há 8.000 anos, informa o portal Arkeonews.
Muito antes do surgimento da escrita e dos números, as comunidades agrícolas do Oriente Médio já tinham conhecimento de aritmética, valores quantitativos e estruturas ordenadas.
De acordo com o artigo, os achados foram localizados em territórios que hoje correspondem à Turquia, Síria e Iraque. Os pratos com ornamentos florais pertencem à cultura halafita, que prevaleceu na região
entre 6200 e 5500 a.C. Na cerâmica, os arqueólogos descobriram desenhos simétricos e ordenados de plantas, arbustos, galhos e flores. Embora alguns se assemelhem a formas reconhecíveis, muitos são fortemente estilizados.
"Flores, arbustos, galhos e árvores aparecem repetidamente em tigelas, jarros e pratos, muitas vezes com equilíbrio e simetria cuidadosos", diz o texto.
É improvável que tais padrões sejam aleatórios. O que os une não é a precisão botânica, mas uma composição planejada que pressupõe uma linguagem visual comum, em vez de um ornamento casual.
A criação desses desenhos requer planejamento cuidadoso, pensamento espacial e sequência, componentes-chave do pensamento matemático. Esses padrões florais representam uma das primeiras manifestações conhecidas da lógica aritmética, que existia milhares de anos antes da escrita.
Segundo cientistas, o pensamento matemático surgiu gradualmente na solução de problemas cotidianos relacionados à agricultura coletiva: divisão de campos, distribuição de culturas, organização do trabalho coletivo e distribuição justa de bens.
Os pesquisadores destacam uma característica interessante: os antigos halafitas retratavam padrões em seus pratos semelhantes principalmente a flores e árvores. Apesar de envolvidos na agricultura e no cultivo de grãos, eles não pintavam espigas, mas preferiam pétalas.
"Em vez disso, eles preferiam flores e árvores, plantas valorizadas por sua forma e não por sua utilidade", afirma o estudo.
Os cientistas sugerem que as flores foram escolhidas porque evocam emoções positivas no cérebro humano, devido à sua forma e cor. Assim, os antigos tentaram expressar suas conclusões abstratas por meio de objetos que consideravam bonitos e evocativos.
"Simetria, repetição e ordem numérica tornaram-se princípios estéticos, bem como ferramentas práticas", diz a publicação.
Depois de estudar todos os desenhos ordenados, os pesquisadores concluíram que o pensamento matemático não surgiu ao mesmo tempo que a escrita, mas se desenvolveu gradualmente através da prática de visualizar ideias incorporadas ao cotidiano.
"Oito mil anos atrás, muito antes de os números terem nomes, a humanidade já estava contando, pétala por pétala", conclui o artigo.
Os artesãos halafianos não eram matemáticos no sentido moderno. No entanto, sua capacidade de dividir o espaço, repetir padrões e aplicar consistentemente estruturas numéricas revela um mundo cognitivo complexo, no qual a arte, a agricultura e a matemática estão intimamente entrelaçadas.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!
Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.
Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).