- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Lula encerra ano ministerial defendendo diálogo e relatando conversa com Trump

© telegram SputnikBrasil / Acessar o banco de imagensLula encerra ano ministerial defendendo diálogo e relatando conversa com Trump
Lula encerra ano ministerial defendendo diálogo e relatando conversa com Trump - Sputnik Brasil, 1920, 17.12.2025
Nos siga no
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reuniu seus ministros nesta quarta-feira (17) para o último encontro ministerial do ano. Durante a reunião, realizada na Granja do Torto, Lula reforçou a necessidade de manter diálogo constante com o Congresso.
Segundo ele, a negociação é essencial para garantir avanços na agenda do governo e a polarização política dificulta a percepção pública dos resultados obtidos ao longo do ano. Lula afirmou que quase todas as políticas sociais já foram lançadas e cobrou que 2026 comece com entregas visíveis, chamando o ano eleitoral de "ano da verdade".
Na mesma linha sobre a necessidade do diálogo, o presidente destacou a importância da diplomacia e mencionou conversas recentes com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. O chefe do Executivo afirmou ter defendido que a conversa deve sempre prevalecer sobre o confronto.

"Eu disse ao Trump que dialogar custa menos e causa menos sofrimento do que partir para a guerra. Quando confiamos na força do argumento e da palavra, evitamos muitos conflitos entre as nações", afirmou Lula.

O encontro serviu para revisar os três anos de gestão e definir prioridades para 2026. Com a proximidade das eleições, parte da equipe ministerial deve deixar o governo para disputar cargos, afirmando que cerca de metade das pastas terá mudanças até abril. A orientação do Planalto é substituir os titulares por secretários‑executivos para evitar descontinuidade administrativa.
Presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, fala durante evento no Palácio do Planalto, em Brasília, 1 de agosto de 2025  - Sputnik Brasil, 1920, 16.12.2025
Notícias do Brasil
Lula cobra Macron e Meloni por assinatura do acordo Mercosul-UE no sábado
Lula provocou os ministros "de saída" explicando que "quando você tira um ministro ele chora: 'por que eu?' Mas quando você não quer tirar, e ele quer sair, ele encontra todos os argumentos necessários para sair e joga a responsabilidade em cima do povo" culpando as bases, ou a pressão popular em seus estados.

"Então, eu reconheço isso e vou ficar muito feliz que aqueles que tiverem que se afastar se afastem e por favor ganhem o cargo que for disputar. Não percam", pediu o presidente.

Entre os ministros que devem deixar o cargo estão Rui Costa, Fernando Haddad, Jader Filho, Renan Filho, Waldez Góes e Wolney Queiroz.
Ainda durante o encontro, o ministro da Casa Civil, Rui Costa, apresentou indicadores dos três anos de governo, destacando redução do desemprego, o programa Pé de Meia, a queda no custo da CNH e a demarcação de terras indígenas entre outros resultados como a execução do orçamento do Novo PAC e o desempenho do Minha Casa, Minha Vida.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала