- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

PF acha documentos e bens no Alvorada de Bolsonaro e solicita ao STF interrogar ex-presidente

© AP Photo / Eraldo PeresFuncionário limpa a fachada do Palácio da Alvorada, em Brasília (DF), 7 de julho de 2020
Funcionário limpa a fachada do Palácio da Alvorada, em Brasília (DF), 7 de julho de 2020 - Sputnik Brasil, 1920, 18.12.2025
Nos siga no
A Polícia Federal (PF) solicitou nesta quinta-feira (18) ao Supremo Tribunal Federal (STF) autorização para interrogar o ex-presidente Jair Bolsonaro sobre documentos e bens que estavam em dois cofres encontrados no Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência da República.
A PF informou que foi acionada pela Presidência da República, e os cofres foram abertos no dia 25 de junho deste ano, quando foram encontrados documentos pessoais e outros bens do ex-presidente.
"Faz-se necessária a realização de oitiva do mesmo, para que se manifeste sobre a propriedade e origem de tais bens", diz o pedido.
A oitiva deverá ser realizada na Superintendência da Polícia Federal (PF), em Brasília, onde o ex-presidente cumpre pena de 27 anos e 3 meses de prisão pela condenação na ação penal da trama golpista.
A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro durante evento político no Ceará, em novembro de 2025 - Sputnik Brasil, 1920, 18.12.2025
Notícias do Brasil
Moraes autoriza Michelle a fazer visitas permanentes a Bolsonaro
Bolsonaro cumpre foi condenado pelos crimes de abolição violenta do Estado de Direito, tentativa de golpe de Estado, dano qualificado, deterioração de patrimônio tombado. Além disso, o ex-presidente também foi condenado a pagar 140 dias-multa, o que equivale a pouco mais de R$ 425 mil.
Hoje (18) também o presidente brasileiro Luís Inácio Lula da Silva informou que vai vetar o projeto de lei da dosimetria, que prevê redução de penas de Bolsonaro e de outros condenados por atos golpistas.
Ontem (17), o plenário do Senado aprovou o projeto que reduz as penas de Bolsonaro e de condenados por tentativa de golpe, com 48 votos favoráveis, 25 contrários e uma abstenção.
O projeto começou a tramitar em 2024 na Câmara dos Deputados, a partir de iniciativas da oposição que defendiam uma anistia ampla aos envolvidos nos ataques de 8 de janeiro. Versões iniciais do texto chegaram a prever o perdão de crimes que extrapolavam os atos antidemocráticos, o que poderia beneficiar inclusive parlamentares investigados.
Se o projeto entrar em vigor, a expectativa é de que Bolsonaro terá pena em regime fechado reduzida de 5 anos e 11 meses para aproximadamente 3 anos e 3 meses, o que permitiria que ele avance na progressão já em 2029.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала