- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.
Presidente russo Vladimir Putin realiza grande coletiva de imprensa e Linha Direta fazendo balanço do ano, em 19 de dezembro de 2025 - Sputnik Brasil

Não haverá mais operações militares russas se o Ocidente respeitar os interesses russos, observa Putin

Nos siga no
Este ano, tal como no ano passado, a grande coletiva de imprensa e a Linha Direta com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, foram realizadas em simultâneo. Durante o evento, com a presença de jornalistas de diferentes países e ativistas, Putin respondeu a mais de 80 perguntas.
O balanço e debate das questões sociais, de política nacional e internacional começaram hoje ao meio-dia no horário de Moscou (6h00 no horário de Brasília). Todo o evento teve uma duração de 4 horas e 27 minutos.
Conteúdo
Antigas primeiroRecentes primeiro
10:45 19.12.2025
A grande coletiva de imprensa e a Linha Direta com Vladimir Putin terminaram, tendo durado 4 horas e 27 minutos. O presidente russo conseguiu responder a mais de 80 perguntas.
Imagens da grande coletiva de imprensa do presidente russo Vladimir Putin transmitidas para telas em Moscou, 19 de dezembro de 2025 - Sputnik Brasil
10:44 19.12.2025
Se Kiev quer usar eleições para parar o avanço das tropas russas, isso não acontecerá, disse Putin
Se o regime de Kiev quer usar as eleições para simplesmente parar o avanço das tropas russas, isso não vai acontecer, sublinhou o chefe de Estado. Ao mesmo tempo, a Rússia está pronta para pensar em garantir a segurança da Ucrânia durante as eleições.
Putin recordou que a Rússia realizou eleições presidenciais e municipais, enquanto a Ucrânia impôs uma proibição nesse sentido. Ao mesmo tempo, Moscou não teve garantias de segurança.
10:02 19.12.2025
Putin: 700 mil soldados russos estão na zona da operação militar especial na Ucrânia
O presidente russo Vladimir Putin enfatizou que na área da operação militar especial russa hoje em dia estão atuando 700.000 soldados russos.
"Há uma grande quantidade de representantes nascidos na década de 90", especificou o líder russo.
Presidente russo Vladimir Putin durante o programa Resultados do Ano em 19 de dezembro de 2025 - Sputnik Brasil
10:02 19.12.2025
Se criarem ameaças para a Rússia, nós as eliminaremos e todos devem ter isso em mente, afirma Putin
As ameaças europeias de bloquear o enclave russo de Kaliningrado acarretam o risco de um conflito em grande escala, advertiu o presidente russo.
09:34 19.12.2025
Elites europeias interferiam nas eleições dos EUA, recorda Putin
As elites políticas europeias interferiram abertamente nas eleições norte-americanas, ao contrário da Rússia, e agora esperam mudanças no cenário político dos EUA que sirvam aos seus interesses, declarou o presidente da Rússia, Vladimir Putin.
O presidente russo Vladimir Putin apontou que a cooperação entre a União Europeia (UE) e a Rússia seria vantajosa para ambas as partes. Neste contexto, o líder russo destacou que a Rússia está pronta para trabalhar com a Europa, o Reino Unido e os EUA, "mas em pé de igualdade".
Correspondente da emissora britânica BBC, Steven Rosenberg, durante o programa Resultados do Ano com o presidente Vladimir Putin em 19 de dezembro de 2025 - Sputnik Brasil
09:25 19.12.2025
'Você sabe ler?': Putin questiona bom senso de Rutte
Vladimir Putin elaborou que conhece pessoalmente o atual secretário-geral da OTAN, Mark Rutte. Ele observou que se trata de um político inteligente e experiente, mas que, no momento, não se entende muito bem "o que ele quer dizer", especialmente ao falar constantemente sobre a ameaça russa.
Putin mencionou que a nova estratégia de segurança nacional dos EUA não faz referência à Rússia como adversária ou inimiga, mas o líder da aliança afirma o contrário. "[Os europeus] querem se preparar para uma guerra contra a Rússia. Você sabe ler?", perguntou Putin a Rutte.
Nesse contexto, Putin questionou como a Europa pretende lutar contra a Rússia se o principal aliado da OTAN, os Estados Unidos, não considera Moscou inimiga.
09:24 19.12.2025
Lei dos 'agentes estrangeiros' não é invenção russa, afirma Putin
A legislação sobre agentes estrangeiros existe em diversos países ocidentais e não foi criada pela Rússia, afirmou o presidente russo Vladimir Putin.
Segundo Putin, nos Estados Unidos essa lei é muito mais rígida, podendo incluir penas de prisão, enquanto na Rússia não há repressões nem processos criminais ligados a esse status.
09:03 19.12.2025
Putin: intenções da Rússia para atacar a Europa são um absurdo
Respondendo à pergunta de um jornalista britânico, Putin chamou de absurdo as intenções da Rússia para atacar a Europa. Declarações sobre supostos planos da Rússia para atacar o Ocidente são usadas para criar uma imagem de inimigo de Moscou, de acordo com o líder russo.
Putin disse também que não haverá novas operações especiais se a Rússia for tratada com respeito e não for "enganada".
Além disso, líder russo salientou que não é a Rússia que está em guerra com o Ocidente, mas o Ocidente com a Rússia — pelas mãos dos nacionalistas ucranianos.
Presidente Vladimir Putin durante a grande coletiva de imprensa sobre os resultados do ano em 19 de dezembro de 2025 - Sputnik Brasil
08:52 19.12.2025
Xi Jinping é amigo confiável e parceiro estável da Rússia, afirma Putin
As relações entre a Rússia e a China se desenvolvem de forma consistente, informou o presidente russo Vladimir Putin.
"A Rússia é o maior parceiro comercial nacional da China, com um volume de negócios de US$ 240-250 bilhões [R$ 1,32 a 1,38 trilhão], entre os países europeus", sublinhou o presidente.
O presidente russo destacou que a Rússia e a China cooperam na área militar, realizando regularmente exercícios militares, além da área de altas tecnologias.
Putin afirmou ainda que as relações russo-chinesas são um fator essencial de estabilidade no mundo.
Presidente Vladimir Putin durante a grande coletiva de imprensa sobre os resultados do ano em 19 de dezembro de 2025 - Sputnik Brasil
08:44 19.12.2025
Não há razões para dizer que a Rússia rejeita o plano de paz
Não há quaisquer razões para dizer que a Rússia rejeita o plano de paz, isso é incorreto, detalhou Putin.
À Rússia, antes da reunião em Anchorage, no Alasca, foi feita uma proposta para assumir compromissos sobre a Ucrânia, a Rússia esteve pronta para aceitar estes compromissos, explicou ele.
"Nas reuniões preliminares em Moscou, recebemos propostas e pediram-nos para aceitar certos compromissos. Quando cheguei em Anchorage, eu disse que essas seriam decisões difíceis para nós, mas concordamos com os compromissos que nos propuseram", disse Putin durante a linha direta.
Vladimir Putin, presidente da Rússia, responde a perguntas durante o programa Resultados do Ano em 19 de dezembro de 2025 - Sputnik Brasil
08:24 19.12.2025
Rússia deseja viver em paz e sem conflitos militares em 2026, afirma Putin
08:17 19.12.2025
Moscou tenta resolver as questões controversas por meio de negociações, ressalta Putin
Moscou está tentando resolver todas as questões controversas através de negociações, observou Putin.
No caso do conflito atual na Ucrânia, trata-se de eliminar as causas profundas. Quanto à cooperação da Rússia e da OTAN, em Moscou, na época, entenderam que não nos esperam na cooperação com a aliança, e nossos receios sobre a expansão da OTAN por vezes foram simplesmente ignoradas.
08:15 19.12.2025
Putin: Rússia não rejeita negociações de paz, a bola está completamente do lado do Ocidente
Rússia foi forçada a usar suas tropas para acabar com o conflito que começou após o golpe na Ucrânia, destacou o chefe de Estado. Moscou não rejeita as negociações de paz, a bola está inteiramente do lado dos nossos parceiros ocidentais, sublinhou Putin.
Presidente russo Vladimir Putin durante o programa Resultados do Ano em 19 de dezembro de 2025 - Sputnik Brasil
08:15 19.12.2025
Vladimir Putin segue respondendo a perguntas dos jornalistas durante a Linha Direta
Vladimir Putin responde a perguntas dos jornalistas durante a Linha Direta em 19 de dezembro de 2025 - Sputnik Brasil
08:02 19.12.2025
Durante o programa Resultados do Ano, realizado hoje (19), o presidente Vladimir Putin afirmou que, em 2025, entre 406 mil e 410 mil pessoas assinaram contratos com as Forças Armadas da Rússia.
O presidente russo Vladimir Putin responde às perguntas durante o programa Resultados do Ano, em 19 de dezembro de 2025 - Sputnik Brasil
07:26 19.12.2025
Sala cheia de jornalistas durante o programa Resultados do Ano com o presidente Vladimir Putin, 19 de dezembro de 2025 - Sputnik Brasil
07:17 19.12.2025
Esfera dos drones está se desenvolvendo a bom ritmo na Rússia, e será apoiada no futuro, diz Putin
A Rússia supera as forças ucranianas por quantidade de drones, acrescentou ele.
Entretanto, Putin ressaltou que a Rússia tem falta de drones pesados, mas que esta questão está sendo resolvida.
"Sabe-se que os drones pesados estão atualmente em falta. O Ministério da Defesa e a indústria estão trabalhando nisso, esta tarefa também será resolvida", disse Putin durante a linha direta e coletiva de imprensa.
07:10 19.12.2025
Zelensky é um artista talentoso, afirma Putin
"Ele é um artista, e um artista bastante talentoso. Falo sem nenhuma ironia", destacou o líder russo.
O monumento com a inscrição Kupyansk tem uma aparência completamente diferente, comentou Putin a foto publicada por Zelensky.
Zelensky é um artista talentoso, afirma Putin - Sputnik Brasil
07:02 19.12.2025
Não apenas roubo, mas saque: Putin comenta confisco de ativos russos pela UE
A União Europeia (UE) não é capaz de se apropriar dos ativos russos, pois as consequências podem ser graves, afirmou o presidente russo Vladimir Putin.
Além disso, Putin chamou as tentativas de expropriar os fundos russos não apenas roubo, mas mesmo saque.

Ao mesmo tempo, o líder russo apontou que a alocação de crédito à Ucrânia com base em ativos russos causará um aumento das obrigações dos países da UE, que já enfrentam problemas orçamentários.
O presidente russo Vladimir Putin expõe as estatísticas do desenvolvimento da economia russa, em 19 de dezembro de 2025 - Sputnik Brasil
06:50 19.12.2025
Rússia conseguiu equilibrar seu orçamento, diz Putin
Respondendo a uma questão sobre a economia, o líder russo disse que o mais importante é que a Rússia conseguiu equilibrar seu orçamento, com um equilíbrio semelhante a 2021. Este é um indicador importante da sustentabilidade do sistema econômico e financeiro do país, observou o presidente.
Isso permitirá alcançar vários objetivos no âmbito dos projetos nacionais, atender às necessidades da esfera militar e assim por diante , acrescentou.
"Tudo isso em conjunto dá razão para falar sobre a resiliência da economia".
Vladimir Putin responde às perguntas durante o programa Resultados do Ano em 19 de dezembro de 2025 - Sputnik Brasil
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала