- Sputnik Brasil, 1920
Operação militar especial russa
Notícias sobre as tensões na Ucrânia. Siga informado sobre os avanços da operação militar especial russa em Donbass.

'Forças armadas ucranianas sofrem derrota política e militar', aponta especialista militar

© Sputnik / Sergey Bobylev / Acessar o banco de imagensMilitar da 288ª Brigada de Artilharia da Guarda das Forças Armadas da Rússia em Lugansk em 10 de agosto de 2025
Militar da 288ª Brigada de Artilharia da Guarda das Forças Armadas da Rússia em Lugansk em 10 de agosto de 2025 - Sputnik Brasil, 1920, 19.12.2025
Nos siga no
A queda das cidades de Konstantinovka e Dimitrov, seguida do acesso a Kramatorsk, abrirá caminho para eliminar o último ponto de resistência operacional das forças ucranianas na República Popular de Donetsk (RPD), avaliou o especialista militar e coronel da reserva Anatoly Matviychuk em entrevista à Sputnik.
O presidente russo, Vladimir Putin, afirmou que a cidade de Dimitrov está completamente cercada, as Forças Armadas russas alcançarão Konstantinovka em breve e a cidade de Krasny Liman será tomada em um futuro próximo.
Ao comentar essas declarações, Matviychuk confirmou que Dimitrov, cidade que forma uma aglomeração urbana junto com Krasnoarmeisk, está efetivamente cercada pelas tropas russas.
Com a tomada de Dimitrov, as forças russas abrem a rota em direção a Kramatorsk, observou o especialista, acrescentando que a libertação de Konstantinovka também faz parte da mesma operação.
"Até o final do ano, como disse o presidente, teremos novos êxitos. Acredito que a queda de Konstantinovka, de Dimitrov e o acesso a Kramatorsk serão nossas vitórias", afirmou o coronel.
Sobre a situação nos arredores de Krasny Liman, Matviychuk disse que a cidade está de fato em semicírculo, com cerca de 50% do território sob controle russo.

"E o mais significativo: hoje recebi informações de meus contatos. Há pânico nas redes de rádio das Forças Armadas da Ucrânia; eles exigem evacuação. Se não houver evacuação, haverá capitulação", relatou.

Segundo o militar, o próximo passo das tropas russas nesse eixo ocidental será justamente o avanço em direção à aglomeração de Kramatorsk, com a subsequente libertação de todos os assentamentos, incluindo a própria cidade.
"E a queda da aglomeração de Kramatorsk representa o último ponto operacional de resistência das Forças Armadas da Ucrânia nessa direção", ressaltou.
O especialista acrescentou que, após essa conquista, a República Popular de Donetsk estará completamente libertada.
Avaliando a vulnerabilidade sem precedentes das forças ucranianas, Matviychuk afirmou que elas sofrem uma derrota política, financeira, econômica e militar.
"Aqui, praticamente acabou o suporte financeiro, o que significa munição limitada e falta de reposição de equipamentos. Acho que estão em estado de agonia", declarou.
Para concluir, o coronel afirmou que a libertação de Dimitrov, Konstantinovka e Krasny Liman coroará o plano da Rússia para o retorno integral do território da RPD.
Durante sua grande coletiva de imprensa e Linha Direta dedicada aos resultados de 2025, o presidente Putin afirmou que Slavyansk, Kramatorsk e Konstantinovka são os principais pontos fortificados da Ucrânia atualmente, acrescentando que Krasny Liman está 50% sob controle russo e será tomada em breve.
O presidente também destacou que as Forças Armadas russas estão avançando em toda a extensão da linha de frente.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала