- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Foguete da Innospace tem 'anomalia' após lançamento, cai e explode no MA (VÍDEO)

© Foto / Reprodução YouTube/INNOSPACE / Acessar o banco de imagensO foguete HANBIT-Nano explodiu logo após o lançamento, em Alcântara (MA)
O foguete HANBIT-Nano explodiu logo após o lançamento, em Alcântara (MA) - Sputnik Brasil, 1920, 22.12.2025
Nos siga no
O foguete sul-coreano HANBIT-Nano, da Innospace, explodiu logo após o lançamento na noite desta segunda-feira (22), na base aérea de Alcântara (MA).
O veículo permaneceu cerca de 50 segundos em voo quando explodiu logo após entrar na camada de nuvens. Menos de um minuto depois, um objeto atingiu o solo em Alcântara e causou uma nova explosão.
A transmissão oficial, feita pela Innospace, foi cortada logo após o incidente. A empresa sul-coreana ainda não se posicionou sobre o ocorrido, se limitando a uma tarja informativa no vídeo dizendo que houve "uma anomalia durante o voo".
Em nota, a Força Aérea Brasileira (FAB) se limitou a dizer que houve uma anomalia no veículo, assim como os sul-coreanos, e destacou que tanto os militares brasileiros como a Innospace "seguem atuando na análise dos dados e na apuração das causas do ocorrido".

"Todas as ações sob responsabilidade da FAB para coordenação da operação, que envolvem segurança, rastreio e coleta de dados foram cumpridas exatamente conforme planejado, garantindo um lançamento controlado e dentro dos parâmetros internacionais do setor espacial."

Militares da Força Aérea Brasileira caminham após uma visita à torre de lançamento do Centro de Lançamento de Satélites da base militar de Alcântara, no estado do Maranhão. Brasil, 14 de setembro de 2018 - Sputnik Brasil, 1920, 17.12.2025
Notícias do Brasil
Análise: missão sul-coreana em Alcântara expõe como os EUA atrasam o programa espacial brasileiro
Com 21,8 metros de comprimento e 20 toneladas, o foguete levava cinco satélites pequenos e outros três dispositivos experimentais para a órbita baixa da Terra, que tem cerca de 300 km de distância da superfície. Os equipamentos foram desenvolvidos por empresas do Brasil e da Índia.
Batizado de Spaceward, este era o primeiro lançamento comercial da base brasileira. Segundo informações publicadas pelo O Globo, cerca de 400 profissionais, sendo 300 militares da FAB, participaram da operação.
A falha desta segunda-feira se junta a outras três que marcaram a base de Alcântara com o VLS-1, sigla para Veículo Lançador de Satélites, em 1997, 1999 e 2003.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала