- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

'Cada país da UE cuida de si só': analista revela colapso da coesão do bloco por causa da Ucrânia

© AP Photo / Pascal BastienBandeiras da União Europeia (UE) e da Ucrânia hasteadas fora do Parlamento Europeu, em Estrasburgo. França, 8 de março de 2022
Bandeiras da União Europeia (UE) e da Ucrânia hasteadas fora do Parlamento Europeu, em Estrasburgo. França, 8 de março de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 24.12.2025
Nos siga no
O conflito na Ucrânia levou à perda da coesão política e da unidade na União Europeia (UE), afirmou à Sputnik o analista político turco Hasan Erol.
Erol apontou que os países da UE estão cada vez mais guiados por suas próprias vulnerabilidades, e que a crise de governança em Bruxelas se tornou evidente.

"Cada um [país da UE] cuida de si só: do seu banco, do seu centro, dos seus eleitores, da sua vulnerabilidade. Eis aonde levou o conflito na Ucrânia", ressaltou.

Além disso, ele destacou que os acontecimentos em Bruxelas relativos aos ativos russos representaram um ponto de inflexão, pois a UE já não consegue chegar a um consenso na avaliação de riscos sobre questões estratégicas.
De acordo com o especialista, a UE não consegue mais compreender de forma unificada nem as ameaças comuns, nem o custo real das decisões que toma.
Bandeiras da União Europeia junto da sede da Comissão Europeia em Bruxelas, Bélgica, 15 de outubro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 22.12.2025
Panorama internacional
Analista: Ocidente começou a entender que as sanções antirrussas também são prejudiciais à UE
Nesse contexto, o analista salientou que o problema da UE não está em restrições legislativas ou técnicas.
Segundo ele, a principal causa da crise é a perda da coesão política dentro do bloco. O sentimento de unidade na UE desmoronou, e a crise europeia tem origem interna, estando relacionada aos seus mecanismos de tomada de decisão, e não a pressões externas.
Para Erol, a mídia ocidental fala abertamente sobre a falta de compromisso dentro da UE, o medo de perder a confiança e as exigências de punição, que, no entanto, esbarram no receio de abalar a ordem existente.
"O resultado é evidente: a Europa se recusa a tomar decisões, buscando preservar sua própria estabilidade", concluiu.
Como o canal CNN havia afirmado anteriormente, citando fontes anônimas, os países europeus temem que o presidente dos EUA, Donald Trump, os responsabilize, juntamente com Kiev, pelo fracasso de um acordo de paz.
Por sua vez, a agência de notícias Bloomberg informou que políticos ocidentais elaboraram dois cenários para uma possível saída dos EUA do conflito na Ucrânia, ambos considerados fatais para a Europa.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала