- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Ex-ministro da Geórgia é preso por suposta organização de invasão a palácio presidencial

© AP Photo / POOL / Acessar o banco de imagensEx-ministro da Geórgia Bachana Akhalaia, dezembro de 2009
Ex-ministro da Geórgia Bachana Akhalaia, dezembro de 2009 - Sputnik Brasil, 1920, 25.12.2025
Nos siga no
O ex-ministro da Defesa da Geórgia Bachana Akhalaia foi detido nesta quinta-feira (25) acusado de organizar a tentativa de invasão do palácio presidencial no dia 4 de outubro, durante as eleições locais. Segundo o Serviço de Segurança do Estado, ele coordenou os protestos por meio de aplicativos de internet.
À época, os manifestantes romperam a cerca da residência do presidente Mikheil Kavelashvili, levando ao uso de spray de pimenta, canhão de água e mobilização de forças especiais. Cinco outros opositores já haviam sido acusados anteriormente pelos atos de violência.
A prisão ocorre após a divulgação de uma gravação de áudio, em que Akhalaia supostamente discute a organização dos tumultos.
"As provas confirmam a identidade do principal organizador dos eventos de 4 de outubro, portanto, detivemos Bachana Akhalaia", disse Lasha Maghradze, vice-chefe do Serviço de Segurança do Estado da Geórgia, em uma coletiva de imprensa.
Participantes da manifestação da oposição entram em confronto com a polícia em Tbilisi, em 4 de outubro de 2025 - Sputnik Brasil, 1920, 05.10.2025
Panorama internacional
Oposição da Geórgia tentou realizar 'Maidan' durante eleições e atentado teria sido planejado
A esposa de Akhalaia, Ana Nadareishili, também foi presa ao lado do marido, porém solta posteriormente, de acordo com o canal estatal First Channel, citando o Serviço de Segurança do Estado.
"Essa decisão foi tomada apesar da recusa completa de Bachana Akhalaia em depor, inclusive em responder se estava em contato com outros organizadores do crime ou se sua esposa, Ana Nadareishvili, também estava envolvida. Isso deixa em aberto a possibilidade de cumplicidade de sua esposa no crime."
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала