DNA (imagem ilustrativa) - Sputnik Brasil, 1920
Ciência e sociedade
As principais notícias, reportagens e artigos sobre sociedade e avanços científicos.

Simulação computacional revela que processos ocorrem perto de buracos negros

© Foto / NOIRLab/NSF/AURA/J. da Silva/M. ZamaniImpressão artística de um buraco negro de rápida alimentação que emite poderosos fluxos de gás
Impressão artística de um buraco negro de rápida alimentação que emite poderosos fluxos de gás - Sputnik Brasil, 1920, 27.12.2025
Nos siga no
Um grupo internacional de astrofísicos apresentou as simulações computacionais mais detalhadas até a data da absorção de matéria por buracos negros de massa estelar. A pesquisa foi publicada na revista The Astrophysical Journal.
As fronteiras dos buracos negros são consideradas uma das regiões mais caóticas do Universo: a matéria lá simultaneamente cai para o horizonte de eventos e é lançada para fora na forma de poderosos jatos e explosões de radiação, avança ScienceDaily.
No entanto, devido à complexidade dos processos físicos – desde a curvatura do espaço-tempo até a interação de luz, plasma e campos magnéticos – prever o comportamento desses sistemas tem sido extremamente difícil.
Ao contrário dos modelos anteriores, os cientistas abandonaram os pressupostos simplificadores que antes eram necessários devido às limitações computacionais. Usando dois poderosos supercomputadores, a equipe combinou observações astronômicas com dados sobre a rotação dos buracos negros e a estrutura de seus campos magnéticos. Isto permitiu criar um modelo que simultaneamente leva em conta a teoria geral da relatividade de Einstein, física do plasma, magnetoidrodinâmica e transporte de radiação.
Ilustração mostra a expansão do Universo ao longo do tempo (da parte inferior esquerda para a superior direita). A matéria surge após o Big Bang — a expansão inicial do Universo a partir de um estado extremamente compacto — ocorrido há 13,8 bilhões de anos - Sputnik Brasil, 1920, 14.12.2025
Ciência e sociedade
Objetos detectados pelo Webb podem ser primeiras estrelas alimentadas por matéria escura
"Esta é a primeira vez que fomos capazes de ver o que acontece quando os processos físicos mais importantes na acreção de buracos negros são incluídos com precisão. Estes sistemas são extremamente não lineares – qualquer suposição simplista pode mudar completamente o resultado. O que é mais interessante é que nossas simulações agora reproduzem comportamentos notavelmente consistentes em sistemas de buracos negros vistos no céu, desde fontes ultraluminosas de raios X até binárias de raios X. Em certo sentido, conseguimos 'observar' esses sistemas não através de um telescópio, mas através de um computador", disse o autor principal do estudo Lizhong Zhang, pesquisador de pós-doutorado na Escola de Ciências Naturais do Instituto de Estudos Avançados e no Centro de Astrofísica Computacional do Instituto Flatiron.

As simulações mostraram que os buracos negros em rotação rápida formam um disco de acreção denso, que absorve uma parte significativa da radiação. A energia não vai diretamente, mas através de ventos poderosos e jatos relativísticos estreitos dirigidos por campos magnéticos. Há também uma espécie de "vórtice", através do qual a matéria cai com uma velocidade extremamente alta, e a radiação sai em um feixe estreito que pode ser visto apenas em um bom ângulo de visão.

A configuração do campo magnético desempenha um papel distintivo: não apenas direciona o fluxo de gás para o horizonte de eventos, mas também determina como uma parte da matéria e energia retorna ao espaço.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала