- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

EUA relatam ataques contra mais 3 embarcações em águas latino-americanas

© AP Photo / Jason TarletonNesta foto divulgada pelo Comando Indo-Pacífico dos EUA, o grupo de ataque de porta-aviões do Reino Unido liderado pelo HMS Queen Elizabeth (R 08) e as Forças de Autodefesa Marítima do Japão lideradas pelo destróier de helicópteros da classe Hyuga (JMSDF) JS Ise (DDH 182 ) juntaram-se aos grupos de ataque de porta-aviões da Marinha dos EUA liderados pelos navios-chefe USS Ronald Reagan (CVN 76) e USS Carl Vinson (CVN 70) para conduzir várias operações de grupo de ataque de porta-aviões no mar das Filipinas, em 3 de outubro de 2021
Nesta foto divulgada pelo Comando Indo-Pacífico dos EUA, o grupo de ataque de porta-aviões do Reino Unido liderado pelo HMS Queen Elizabeth (R 08) e as Forças de Autodefesa Marítima do Japão lideradas pelo destróier de helicópteros da classe Hyuga (JMSDF) JS Ise (DDH 182 ) juntaram-se aos grupos de ataque de porta-aviões da Marinha dos EUA liderados pelos navios-chefe USS Ronald Reagan (CVN 76) e USS Carl Vinson (CVN 70) para conduzir várias operações de grupo de ataque de porta-aviões no mar das Filipinas, em 3 de outubro de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 31.12.2025
Nos siga no
O Comando Sul dos Estados Unidos informou, por meio das redes sociais, que o ataque ocorreu na terça-feira (30), enquanto as embarcações navegavam "por rotas conhecidas pelo tráfico de drogas".
Segundo as autoridades, três pessoas a bordo da primeira embarcação morreram, enquanto um número indeterminado pulou no mar.
"Informações de inteligência confirmaram que as embarcações navegavam por rotas conhecidas de tráfico de drogas e que houve transferência de narcóticos entre as três embarcações antes dos ataques", afirmou o Comando Sul em sua mensagem, sem fornecer mais detalhes ou provas.
No último domingo (29), outro ataque provocou pelo menos duas mortes no oceano Pacífico. Segundo as autoridades norte-americanas, as "informações de inteligência confirmaram que a embarcação navegava por rotas conhecidas de tráfico de drogas no Pacífico e estava envolvida em operações de narcotráfico", acrescentou o comunicado, esclarecendo que nenhum militar norte-americano ficou ferido na operação.
Os ataques acontecem no mesmo dia em que o presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou que os militares de seu país já realizaram uma ofensiva direta contra uma área portuária da Venezuela, também sob a justificativa de combate ao narcotráfico.
Desde setembro, mais de 105 pessoas morreram em ataques contra embarcações que os EUA acusam de tráfico de drogas, como parte dessas operações.
Claudia Sheinbaum dá entrevista coletiva no Palácio Nacional, na Cidade do México. México, 2 de outubro de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 30.12.2025
Panorama internacional
Sheinbaum: ONU deve assumir um papel mais incisivo diante do cerco dos EUA à Venezuela
Washington justifica a presença militar no Caribe como parte do combate ao narcotráfico. Em setembro e outubro, as Forças Armadas foram usadas repetidas vezes para destruir embarcações próximas à costa venezuelana que, segundo os EUA, transportavam drogas.
No dia 17 de dezembro, Trump anunciou o reconhecimento do governo venezuelano como uma "organização terrorista estrangeira" e a imposição de um bloqueio total a todos os petroleiros sancionados que se dirigem à Venezuela ou partem do país.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала