- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Países da União Europeia ratificam acordo comercial com o Mercosul

© AP Photo / Matilde CampodonicoA partir da esquerda: o presidente da Argentina, Javier Milei; o então presidente do Uruguai, Luis Lacalle Pou; a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen; o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva; e o presidente do Paraguai, Santiago Peña. Os líderes posam para uma foto durante a Cúpula do Mercosul em Montevidéu, no Uruguai, em 6 de dezembro de 2024
A partir da esquerda: o presidente da Argentina, Javier Milei; o então presidente do Uruguai, Luis Lacalle Pou; a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen; o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva; e o presidente do Paraguai, Santiago Peña. Os líderes posam para uma foto durante a Cúpula do Mercosul em Montevidéu, no Uruguai, em 6 de dezembro de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 09.01.2026
Nos siga no
Expectativa que Ursula von der Leyen assine o acordo no Paraguai semana que vem. Contudo, o tratado ainda precisa ser ratificado no Congresso Nacional de cada país do Mercosul e no Parlamento Europeu.
A União Europeia formou maioria para aprovar o acordo comercial com o Mercosul nesta sexta-feira (9) apesar de indignação por parte da França. Efetivamente, a aprovação do acordo entre os dois blocos cria a maior zona de livre comércio do mundo e permite que a presidente da UE, Ursula von der Leyen, assine o tratado semana que vem em Assunção, no Paraguai.
Segundo jornais europeus, o voto da Itália foi o que deu maioria para aprovação do acordo após sinalizar satisfeita com as concessões feitas aos agricultores nos últimos dias. França, Polônia, Áustria, Hungria e Irlanda mantiveram-se contrárias ao acordo, enquanto a Bélgica decidiu se abster.
Ato em frente ao Consulado dos Estados Unidos contra a invasão na Venezuela, em São Paulo. Brasil, 5 de janeiro de 2026 - Sputnik Brasil, 1920, 08.01.2026
Notícias do Brasil
Análise: ações arbitrárias corroem a imagem dos EUA no Brasil e põem em risco a direita nas eleições
Nas redes sociais, o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, também comemorou a ratificação do acordo. "Em um cenário internacional de crescente protecionismo e unilateralismo, o acordo é uma sinalização em favor do comércio internacional como fator para o crescimento econômico", disse Lula.
Ainda assim, o acordo precisa ter o aval do Parlamento Europeu para a parte comercial do pacto, o que pode demorar semanas e será necessário aprovação dos deputados do Parlamento. Na América do Sul, cada país do Mercosul precisará ratificar o acordo em seu respectivo Congresso Nacional.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).



Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала