- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Acordo Mercosul–UE é o evento mais importante desde a criação do bloco, diz especialista

CC BY 2.0 / Hamner_Fotos / MercosulSede do Mercosul
Sede do Mercosul - Sputnik Brasil, 1920, 10.01.2026
Nos siga no
O acordo comercial entre o Mercado Comum do Sul (Mercosul) e a União Europeia (UE) é o evento mais importante para o bloco desde sua criação, disse à Sputnik o especialista em relações internacionais uruguaio Ignacio Bartesaghi.
"Há muitos anos, o Mercosul passou por uma crise muito grave devido à falta de acordos comerciais preferenciais com terceiros e desentendimentos entre seus membros. Isto [o acordo] é o evento mais importante para o bloco desde a sua criação. Promove a unidade e eleva o bloco para um novo nível em termos de comércio", disse ele.
Bartesaghi acrescentou que o acordo com a UE "gerará uma explosão" na agenda da política externa do Mercosul, pois aceleraria as negociações do bloco com outros países.
Na sexta-feira (9), o presidente do Conselho Europeu, António Costa, informou que os Estados-membros da UE aprovaram um acordo polêmico com os países do Mercosul que provocou protestos por parte dos agricultores na Europa. O chanceler argentino, Pablo Quirno, observou que o acordo será assinado em 17 de janeiro no Paraguai.
Trabalhadores dentro da montadora da Jeep, em Goiana (PE), no dia 6 de setembro de 2019 - Sputnik Brasil, 1920, 10.01.2026
Panorama internacional
Das carnes aos automóveis: quem serão os 'vencedores' no acordo Mercosul-UE?
No entanto, o acordo precisa ter o aval do Parlamento Europeu para a parte comercial do pacto, o que pode demorar semanas, e será necessário aprovação dos deputados do Parlamento. Na América do Sul, cada país do Mercosul precisará ratificar o acordo em seu respectivo congresso nacional.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала