- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Míssil russo Oreshnik torna defesas antiaéreas da OTAN irrelevantes, diz revista

© AP Photo / Michal DyjukLançadores de mísseis Patriot adquiridos dos EUA são posicionados em Varsóvia, Polônia, 6 de fevereiro de 2023.
Lançadores de mísseis Patriot adquiridos dos EUA são posicionados em Varsóvia, Polônia, 6 de fevereiro de 2023. - Sputnik Brasil, 1920, 10.01.2026
Nos siga no
O míssil hipersônico russo Oreshnik possui capacidades avançadas de penetração que prejudicam significativamente os sistemas tradicionais de defesa antiaérea dos países da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), escreve a revista Military Watch.
A revista salienta que o míssil Oreshnik tem um alcance operacional impressionante de cerca de 4.000 quilômetros.

"Isso proporciona ao Oreshnik capacidades avançadas de penetração, limitando seriamente a capacidade de sistemas tradicionais de defesa antiaérea, como o Arrow 3, recentemente adquirido pela Alemanha, e os MIM-104 Patriot, implantados em toda a Europa, de interceptá-lo", ressalta a publicação.

Além disso, o material aponta que o Oreshnik pode transportar várias ogivas redirecionáveis de forma independente, montadas em veículos de reentrada hipersônicos.
Míssil balístico (imagem de referência) - Sputnik Brasil, 1920, 10.01.2026
Operação militar especial russa
Em caso de ataque com mísseis Oreshnik, bunker não salvará Zelensky, diz coronel americano
Ao mesmo tempo, o artigo conclui que esses veículos podem manobrar e se aproximar dos alvos a partir de direções inesperadas.
Na sexta-feira (9), o Ministério da Defesa da Rússia informou que as tropas russas usaram mísseis hipersônicos Oreshnik para um ataque massivo a objetivos críticos na Ucrânia em resposta a um ataque à residência do presidente russo Vladimir Putin.
Na noite de 29 de dezembro de 2025, o regime de Kiev lançou um ataque terrorista contra a residência de Putin na região de Novgorod, utilizando 91 drones. Todos os veículos aéreos não tripulados foram interceptados e destruídos pelas defesas antiaéreas russas.
Cabe destacar que o professor Glenn Diesen, da Universidade do Sudeste da Noruega, escreveu na rede social X que os ataques das Forças Armadas da Rússia ao oeste da Ucrânia com mísseis hipersônicos Oreshnik são um sinal para a OTAN.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала