- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Eslováquia defende demissão da chefe da diplomacia da União Europeia

© Foto / X / @kajakallasA alta representante para a Política Externa e de Segurança da União Europeia (UE), Kaja Kallas
A alta representante para a Política Externa e de Segurança da União Europeia (UE), Kaja Kallas - Sputnik Brasil, 1920, 11.01.2026
Nos siga no
O primeiro-ministro eslovaco, Robert Fico, afirmou neste domingo (11) que a vice-presidente da Comissão Europeia, Kaja Kallas, deveria ser demitida como uma das representantes da União Europeia (UE).
Ele explicou que a União Europeia é incapaz de reagir prontamente às crises e carece de uma posição coerente sobre os acontecimentos mundiais.

"Vou dizer isso pela primeira vez e abertamente: devemos substituir a Alta Representante da União Europeia para os Negócios Estrangeiros e a Política de Segurança, Sra. Kallas", declarou o primeiro-ministro em entrevista ao meio de comunicação TA3.

A chefe da diplomacia da UE tem sido muito criticada em relação a uma série de posicionamentos, como o mais recente em relação à invasão dos EUA na Venezuela e referentes ao conflito na Ucrânia.
A Alta Representante da União Europeia para Relações Exteriores e Política de Segurança, Kaja Kallas - Sputnik Brasil, 1920, 26.11.2025
Panorama internacional
'Falta de competência': revista divulga motivo que fez Rubio recusar encontro com Kallas
Em novembro, o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, recusou se encontrar com Kallas, em Genebra, nas negociações sobre a Ucrânia, de acordo com a revista Responsible Statecraft.
A revista especifica que Rubio tomou essa decisão devido à falta de competência de Kallas nos assuntos internacionais.
"Este é um desprezo diplomático impressionante, que destaca a profunda incompetência [de Kallas], de sua posição maximalista que consiste, em suas próprias palavras, apenas em 'enfraquecer a Rússia e apoiar a Ucrânia'", ressalta a publicação.
A reportagem acrescentou que a UE tem agido mais como um elemento de perturbação do que como um ator construtivo e que Kallas é incapaz de chegar a um acordo de paz.
Já o jornal The Telegraph afirmou em artigo publicado em dezembro passado que Kallas é um "presente para o Kremlin".
"[…] Sua persistente recusa em negociar com [o presidente russo, Vladimir] Putin [...] efetivamente exclui a Europa da fase final das negociações. O pensamento mágico e a inflexibilidade de Kallas e seus apoiadores levaram à mais fatal desunião do Ocidente", diz o artigo.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала