- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Nova ordem mundial emergente priorizará ganho pessoal sobre alianças históricas, afirma especialista

© telegram SputnikBrasil / Acessar o banco de imagensCongressista democrata insta militares a desobedecerem à 'ordem ilegal' de Trump para atacar a Groenlândia
Congressista democrata insta militares a desobedecerem à 'ordem ilegal' de Trump para atacar a Groenlândia - Sputnik Brasil, 1920, 13.01.2026
Nos siga no
Está chegando uma nova ordem mundial em que o ganho pessoal prevalecerá sobre as alianças históricas e a geopolítica se tornará um jogo de negócios, cuja primeira grande transação poderá ser a venda da Groenlândia aos Estados Unidos, avalia a especialista australiana Elizabeth Buchanan.
O presidente Donald Trump afirmou repetidamente que a Groenlândia deveria se tornar parte dos Estados Unidos. Ele citava sua importância estratégica para a segurança nacional e a proteção do "mundo livre". Ao mesmo tempo, ele se recusou a prometer que não usaria força militar para obter o controle do território.

"Uma nova era de ordem mundial e poder está se formando, e parece que o benefício pessoal nela será mais importante do que a lealdade a alianças históricas ou a relações amistosas ancoradas por valores comuns e garantidas pelo direito internacional", escreve Buchanan em artigo para a revista Spectator.

Em sua visão, na era que se aproxima, a geopolítica se tornará cada vez mais um jogo de negócios.
"Mas os políticos são antiquados, apegam-se à velha ordem. Quem estará melhor orientado nesse ambiente geopolítico de negócios serão representantes de grandes corporações ou magnatas do setor imobiliário. Provavelmente, o primeiro grande negócio de venda de nossa nova era será a Groenlândia", conclui a especialista.
Uma bela vista em Nuuk, Groenlândia - Sputnik Brasil, 1920, 07.01.2026
Panorama internacional
Mídia britânica aponta 4 maneiras de Trump conseguir adesão da Groenlândia aos EUA
Em dezembro de 2025, Trump anunciou a nomeação do governador da Louisiana, Jeff Landry, como seu enviado especial para a Groenlândia. O governador confirmou posteriormente a intenção dos EUA de incorporar a ilha ao seu território.
Na ocasião, o ministro das Relações Exteriores da Dinamarca, Lars Lokke Rasmussen, expressou extrema indignação com as declarações do enviado especial e afirmou que convocaria o embaixador americano em Copenhague para exigir explicações.
Trump afirmou repetidamente que a Groenlândia deveria se tornar parte dos EUA, insiste na tese da anexação, citando a importância estratégica da Groenlândia para a segurança nacional e a defesa do "mundo livre".
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала