- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Irã restringe temporariamente seu espaço aéreo

© Saeed KaariAvião decola do aeroporto Imam Khomeini, o principal do Irã, situado na capital Teerã, em fevereiro de 2021
Avião decola do aeroporto Imam Khomeini, o principal do Irã, situado na capital Teerã, em fevereiro de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 14.01.2026
Nos siga no
As autoridades iranianas fecharam o espaço aéreo do país por mais de duas horas em meio a protestos, e o país só está aceitando voos internacionais com autorização, de acordo com o Flightradar24.
Segundo o portal especializado, o Irã emitiu um Aviso aos Aeronavegantes (NOTAM) restringindo temporariamente seu espaço aéreo.
O aviso determina o fechamento do espaço aéreo iraniano para todos os voos, com exceção de chegadas e partidas internacionais previamente autorizadas pela Autoridade de Aviação Civil do país.
O NOTAM entrou em vigor às 19h15 (horário de Brasília) e tem duração de pouco mais de duas horas.
O ministro das Relações Exteriores iraniano, Abbas Araghchi, ouve discursos enquanto participa da reunião do Conselho de Ministros das Relações Exteriores da Organização de Cooperação Islâmica, em Istambul, Turquia, 21 de junho de 2025 - Sputnik Brasil, 1920, 14.01.2026
Panorama internacional
Irã insta EUA a não repetir 'erros de junho' e culpa terroristas estrangeiros pela violência no país
Enquanto o Irã aumenta a fiscalização do próprio espaço aéreo nacional, a repórter Kellie Meyer, da News Nation, afirmou que os Estados Unidos estão deslocando porta-aviões do mar do Sul da China para a área da CENTCOM, que corresponde ao Oriente Médio, Ásia Central e partes da Ásia Meridional.

"Os EUA estão transferindo um grupo de ataque de porta-aviões do mar do Sul da China para a área de responsabilidade do CENTCOM, segundo uma fonte com conhecimento do assunto."

Ainda segundo a jornalista, a transferência total destes porta-aviões deve levar cerca de uma semana.
Mais cedo, a Reuters noticiou que uma intervenção militar dos EUA no Irã é provável e pode ocorrer nas próximas 24 horas, mas detalhes importantes sobre a escala e o momento exato ainda não estão claros.
A agência também noticiou que os Estados Unidos haviam começado a retirar parte de seu pessoal militar de bases importantes no Oriente Médio em meio às tensões em torno do Irã. Uma autoridade israelense afirmou que o presidente dos EUA, Donald Trump, parece já ter decidido intervir, mas detalhes importantes sobre a escala e o momento da intervenção ainda não estão claros, acrescentou a reportagem.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала