- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Lula reúne autoridades de diferentes esferas e pede plano conjunto para combater crime organizado

© Foto / Marcelo Camargo / Agência BrasilO presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, durante evento oficial
O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, durante evento oficial - Sputnik Brasil, 1920, 15.01.2026
Nos siga no
O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, convocou uma reunião nesta quinta-feira (15) com autoridades de diferentes esferas para discutir um plano conjunto de combate ao crime organizado no país.
Conforme publicado pelo portal UOL, participaram do encontro nomes como o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, o presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, e ministros do próprio governo, incluindo Fernando Haddad (Fazenda) e Welington César Lima e Silva (Justiça e Segurança Pública).
Após o encontro, Lima e Silva afirmou que o enfrentamento ao crime organizado será tratado como uma "ação de Estado". A declaração foi feita durante entrevista coletiva no Palácio do Planalto. Segundo o ministro, a proposta é ampliar a atuação no combate às organizações criminosas, envolvendo instituições como o Ministério Público e o Poder Judiciário.

"Houve uma decisão do presidente da República, compartilhada de todos esses atores, de elevar a ação do Estado em combate ao crime organizado. De maneira que a relevância que o crime organizado assumiu, neste momento, impõe, na percepção do presidente e de todos esses atores, a necessidade de uma atuação conjunta de todos os órgãos do Estado."

O senador Flávio Bolsonaro é abordado pela imprensa em frente à sede da Polícia Federal, em dezembro de 2025 - Sputnik Brasil, 1920, 15.01.2026
Notícias do Brasil
Flávio ironiza Michelle sobre candidatura presidencial: 'Não rodei o Brasil para isso'
O novo ministro da Justiça e Segurança Pública, anunciado nesta semana, entende que a ação visa "ajustar a sintonia" entre diferentes órgãos da estrutura constitucional brasileira.
"Vocês imaginam que os órgãos de perseguição, como a Polícia Federal, a Receita Federal, elas por si só não podem viabilizar sozinhas resultados concretos de medidas que precisam passar pelo Ministério Público, chegar ao Judiciário, para que tenham a efetividade necessária para combater o crime."
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала