- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

'Se tiver que ir a Washington, irei de cabeça erguida', afirma presidente interina da Venezuela

© AP Photo / Ariana CubillosA vice-presidente da Venezuela, Delcy Rodríguez, durante coletiva de imprensa em Caracas, capital venezuelana, em novembro de 2024
A vice-presidente da Venezuela, Delcy Rodríguez, durante coletiva de imprensa em Caracas, capital venezuelana, em novembro de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 15.01.2026
Nos siga no
A presidente interina da Venezuela, Delcy Rodríguez, mencionou nesta quinta-feira (15) sobre possível viagem aos Estados Unidos durante seu discurso na Assembleia Nacional para apresentar o relatório anual de 2025.
Rodríguez disse ainda que a Venezuela tem o direito de manter relações com a China, a Rússia e Cuba, e que a agenda energética entre seu país e os Estados Unidos não é nova:

"A Venezuela tem o direito de manter relações com a China, com a Rússia, com Cuba, com o Irã, com todos os povos do mundo, e também com os Estados Unidos, fazendo isso de maneira respeitosa", disse ela durante a apresentação do relatório anual de gestão correspondente ao ano de 2025.

Na ocasião, ela apresentou um projeto para reformar a Lei de Hidrocarbonetos da Venezuela que permitirá que "fluxos de investimentos sejam incorporados a novos campos [petrolíferos] onde nunca houve investimento e a campos onde não há infraestrutura".
O presidente dos EUA, Donald Trump, informou ontem (14) que conversou por telefone com Rodríguez, na qual enfatizou que as autoridades de seu país estão "se dando muito bem com a Venezuela".
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, durante evento na Casa Branca, em dezembro de 2025 - Sputnik Brasil, 1920, 14.01.2026
Panorama internacional
Trump confirma telefonema com Delcy Rodríguez e elogia diálogo com a Venezuela: 'longo e produtivo'
Também apresentou outras iniciativas, como a Lei de Aceleração de Trâmites Administrativos e o projeto de Lei Orgânica para os Direitos Socioeconômicos, com o objetivo de proteger os consumidores nacionais.
Os EUA realizaram um ataque surpresa contra a Venezuela que levou ao sequestro do presidente, Nicolás Maduro.
Logo nos primeiros dias de 2026, em uma ação que levou menos de cinco horas, o ataque dos governo Trump também causou a morte de pelo menos 100 pessoas (incluindo militares e civis).
Dias depois, o líder norte-americano, Donald Trump, afirmou que o próximo alvo seria a Colômbia, sempre com a justificativa de que as ações visam o combate ao narcotráfico, ou narcoterrorismo, como o governo estadunidense passou a denominar o crime.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала