- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Acordo Mercosul-UE cria riscos para indústria de transformação do Uruguai, afirma especialista

© AP Photo / Matilde CampodonicoO presidente eleito do Uruguai, Yamandu Orsi, participa de uma entrevista coletiva após reunião com o atual presidente Luis Lacalle Pou em Montevidéu, Uruguai, 27 de novembro de 2024
O presidente eleito do Uruguai, Yamandu Orsi, participa de uma entrevista coletiva após reunião com o atual presidente Luis Lacalle Pou em Montevidéu, Uruguai, 27 de novembro de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 16.01.2026
Nos siga no
As autoridades uruguaias, após a assinatura do acordo Mercosul-UE, terão que tomar medidas para impedir o fechamento de empresas no setor de processamento, diante do aumento da concorrência, disse à Sputnik o vice-presidente da Câmara de Indústria do país, Gabriel Murara.
Na avaliação do dirigente, o acordo entre a União Europeia e o principal bloco da América Latina pode representar o risco de uma concorrência desleal, que as empresas da indústria de transformação do Uruguai não conseguiriam suportar.

"O Uruguai terá que cumprir uma série de tarefas internas para garantir resultados conjuntos favoráveis ao acordo. Quando o acordo entrar em vigor, haverá perdedores, mas devemos criar condições para que a maioria se beneficie desse tipo de entendimento", afirmou Murara.

Segundo o especialista, entre as medidas que o governo uruguaio terá que adotar estão: a proteção de certas indústrias, o estímulo à inovação para aumentar a competitividade e a redução dos custos internos, a fim de evitar o fechamento de algumas empresas do setor.
Murara avalia que, atualmente, muitos produtos, especialmente aqueles de alto valor agregado, permanecem "fora do radar das autoridades", o que torna cada vez mais difícil competir com os preços atuais.
O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, durante evento empresarial. São Paulo, 19 de agosto de 2025 - Sputnik Brasil, 1920, 15.01.2026
Notícias do Brasil
Mídia: acordo Mercosul–UE deve valer no 2º semestre, diz Alckmin, que mira novos tratados
Ao mesmo tempo, o especialista ressaltou que o acordo é necessário para o Uruguai, já que o país não possui um mercado interno forte e precisa se desenvolver por meio da abertura de novos destinos com preferências tarifárias para seus produtos agrícolas, que são o principal motor da economia.
Amanhã (17), a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, sem aguardar a aprovação processual obrigatória do Parlamento Europeu, vai assinar no Paraguai o acordo comercial com o Mercosul. O texto do acordo prevê sua entrada em vigor temporária até a aprovação final do Parlamento Europeu.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала