Trump anuncia tarifas à Europa até acordo para compra total da Groenlândia
13:44 17.01.2026 (atualizado: 17:39 17.01.2026)

© AP Photo / Alex Brandon
Nos siga no
Presidente norte-americano acusou novamente a China e a Rússia de quererem a ilha e avisou que aplicará tarifas a qualquer país contra seus planos de anexação do território.
O presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou uma tarifa de 10% aos países europeus contra a anexação da Groenlândia, a partir de 1º de fevereiro. A tarifa se aplica a Dinamarca, Noruega, Suécia, França, Alemanha, Reino Unido e Finlândia, complementando 25% de outras tarifas que os Estados Unidos já tinham aplicado a países europeus.
"A partir de 1º de junho de 2026, essas tarifas subirão para 25% até que se chegue a um acordo para a compra completa e total da Groenlândia", disse Trump nas redes sociais.
O presidente norte-americano reiterou seu aviso de que a "China e a Rússia querem a Groenlândia", dizendo que a Dinamarca "não pode fazer algo contra" essas potências.
Embora a tarifa se aplique em países pertencentes a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), Trump disse que aplicaria as tarifas a qualquer país que se oponha aos seus planos de adquirir a ilha.
Em resposta às declarações de Trump, o presidente da França, Emmanuel Macron, disse que a ameaça de tarifas por parte dos EUA é inaceitável e que a Europa não irá acatar esse tipo de pressão.
"As ameaças de tarifas são inaceitáveis neste contexto. Os europeus responderão de forma unificada e coordenada, caso essas ameaças se confirmem. Garantiremos o respeito à soberania europeia", escreveu Macron em sua conta na rede social X.


