- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

EUA matam afiliado à Al-Qaeda ligado ao ataque de dezembro na Síria, diz Comando Central

© AP Photo / Jon GambrellBrad Cooper, chefe do Comando Central dos EUA, durante participação em conferência em Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos, em 21 de fevereiro em 2022
Brad Cooper, chefe do Comando Central dos EUA, durante participação em conferência em Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos, em 21 de fevereiro em 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 17.01.2026
Nos siga no
As forças militares dos EUA mataram na sexta-feira (16) um afiliado à Al-Qaeda*, ligado a um ataque do Daesh* contra americanos na Síria no mês passado, disse o Comando Central (Centcom) norte-americano, em comunicado neste sábado (17).
Identificado pelas autoridades estadunidenses como Bilal Hasan al-Jasim, o suposto terrorista teria "ligações diretas" com um atirador que matou e feriu militares americanos e sírios em 13 de dezembro em Palmira, na Síria, afirmou o Comando Central.
"A morte de um agente terrorista ligado às mortes de três americanos demonstra nossa determinação em perseguir terroristas que atacam nossas forças", disse o almirante Brad Cooper, chefe do Comando Central dos EUA, em um comunicado.
Identificado como Taha al-Zoubi, também conhecido como Abu Omar Tabiya, suposto líder do Estado Islâmico na região de Damasco, capital síria, foi preso junto a outros suspeitos - Sputnik Brasil, 1920, 25.12.2025
Panorama internacional
Síria anuncia prisão de importante líder do Daesh*
Desde o ataque de 13 de dezembro, as forças americanas têm realizado ataques na Síria, e os militares dos EUA afirmam ter atingido mais de 100 alvos do Daesh.
"Jamais esqueceremos e jamais cederemos", disse o secretário de Guerra, Pete Hegseth, em uma publicação no LinkedIn que incluía a declaração do Centcom.
As forças terrestres americanas foram enviadas pela primeira vez à Síria no final de 2016 para auxiliar na luta contra o Daesh, mantendo o nordeste do país, rico em energia e alimentos, fora do controle do governo sírio em Damasco.
Após a queda do governo de Bashar Assad no final de 2024, o novo governo prometeu se juntar à coalizão liderada pelos EUA.
*Organizações terroristas proibidas na Rússia e em vários outros países.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

ExpandirFechar
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала