- Sputnik Brasil, 1920
Operação militar especial russa
Notícias sobre as tensões na Ucrânia. Siga informado sobre os avanços da operação militar especial russa em Donbass.

Exército da Rússia liberta povoado na república de Donetsk e na região de Zaporozhie, diz MD

© Sputnik / Stanislav KrasilnikovMilitares russos efetuam disparo com lançador múltiplo de foguetes BM-21 Grad contra posições ucranianas durante a operação militar russa na Ucrânia, em local desconhecido na República Popular de Donetsk (RPD), na Rússia, em 28 de outubro de 2023
Militares russos efetuam disparo com lançador múltiplo de foguetes BM-21 Grad contra posições ucranianas durante a operação militar russa na Ucrânia, em local desconhecido na República Popular de Donetsk (RPD), na Rússia, em 28 de outubro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 17.01.2026
Nos siga no
Unidades do agrupamento russo Vostok (Leste) avançaram para a profundidade da defesa do adversário e libertaram o povoado de Priluki na região de Zaporozhie, relatou neste sábado (17), o Ministério da Defesa da Rússia.
Destaca-se que a libertação do povoado permitiu criar condições para o avanço das forças russas na região de Zaporozhie, detalha o comunicado.
Além disso, na área de responsabilidade do referido agrupamento, as tropas ucranianas perderam no último dia mais de 210 militares, cinco blindados de combate e cinco carros.

Vale destaca que a aviação tático-operacional, drones de ataque, tropas de mísseis e artilharia atingiram instalações energéticas e infraestruturas de transporte utilizadas em benefício das tropas ucranianas, depósitos de munições, lojas de montagem, locais de armazenamento e preparação e lançamento de drones de longo alcance, bem como locais de implantação temporária de formações armadas ucranianas e mercenários estrangeiros em 167 áreas.

O agrupamento russo Tsentr (Centro) melhorou sua posição na linha dianteira e atingiu a força viva e equipamentos bélicos de 16 brigadas e dois regimentos ucranianos, tendo o adversário perdido mais de 440 militares, sete blindados de combate e uma peça de artilharia.
Exército russo durante operação na Ucrânia - Sputnik Brasil, 1920, 16.01.2026
Operação militar especial russa
Exército russo liberta mais 2 povoados na zona da operação militar especial na Ucrânia, diz MD
O ministério detalha que as unidades russas do agrupamento Zapad (Oeste) tomou linhas e posições mais vantajosas e atingiram o Exército de Kiev na região de Carcóvia e República Popular de Donetsk (RPD), tendo o adversário perdido mais de 210 efetivos, um blindado de combate, 30 carros, duas peças de artilharia de campanha e três depósitos de munições, aponta a entidade militar.
Defesa antiaérea russa derrubou no último dia 214 drones de asa fixa, seis projéteis de sistema Himars e dois mísseis guiados Neptun, indica o comunicado.
Militares ucranianos perderam na área de operações do agrupamento russo Yug (Sul) até 225 militares, um blindado de transporte, três peças de artilharia e um depósito de combustível. Além disso, o agrupamento libertou o povoado de Privolye, na República Popular de Donetsk (RPD).
Por fim, o Exército de Kiev perdeu até 50 efetivos e nove carros na área de operações do agrupamento Dniepre.
No total, desde o início da operação militar especial em 2022, o Exército russo destruiu os seguintes armamentos do adversário:
670 aviões;
283 helicópteros;
109.558 veículos aéreos não tripulados;
645 sistemas de mísseis antiaéreos;
27.170 tanques e outros veículos blindados de combate;
1.642 lançadores múltiplos de foguetes;
32.634 peças de artilharia de campo e morteiros;
52.076 unidades de veículos militares especiais.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала