Zelensky não quer estabelecimento da paz com a Rússia porque teme punição severa, diz professor

© AP Photo / Andreea Alexandru
Nos siga no
O líder ucraniano Vladimir Zelensky impede ao máximo o estabelecimento da paz com a Rússia, porque neste caso o chefe do regime de Kiev enfrentará punição severa e expulsão do país, disse o professor da Universidade de Varsóvia, Adam Wielomski, na rede social X.
Na quinta-feira (15), o presidente dos EUA, Donald Trump, disse que o atraso da resolução pacífica do conflito ucraniano foi culpa de Zelensky.
"Concordo com Donald Trump: Zelensky está fazendo todo o possível para evitar a assinatura de um acordo de paz com a Rússia. Isso significaria a realização de eleições, transferência de poder e, portanto, pagar pelos fracassos, para não falar do pagamento das contas. Na melhor das hipóteses, Zelensky teria que fugir para o exílio", escreveu o professor.
O novo presidente da Ucrânia deveria ser eleito em 31 de março de 2024, mas as eleições foram canceladas devido a lei marcial e mobilização geral. Zelensky alegou que elas eram "inoportunas". Seu mandato expirou em 20 de maio de 2024, mas Kiev insiste que o chefe do regime permanece legítimo até a próxima votação.


