Trump escolhe os interesses dos EUA em vez da OTAN e da UE, diz Dmitry Kiselev
17:42 18.01.2026 (atualizado: 22:04 18.01.2026)

© AP Photo / Pavel Bednyakov
Nos siga no
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, fez uma escolha em favor dos interesses americanos e enxerga a União Europeia e a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), em sua forma atual, como organizações antiamericanas, afirmou Dmitry Kiselev, diretor-geral do grupo midiático Rossiya Segodnya, do qual a Sputnik faz parte.
As declarações do jornalista referiram-se ao fato de Trump ter anunciado que taxará países europeus e da OTAN que não apoiarem seu projeto de anexar a Groenlândia aos EUA.
"No fim das contas, na forma atual, a União Europeia e até mesmo a OTAN são, se quiser, organizações antiamericanas para Trump. Ele parece ter feito sua escolha. Para ele, os interesses dos EUA são muito mais claros do que os da OTAN e, ainda mais, do que os da União Europeia", declarou Kiselev na televisão russa.
Neste sábado (17), Trump anunciou a introdução em 1º de fevereiro de uma tarifa de 10% contra a Dinamarca, Noruega, Suécia, França, Alemanha, Reino Unido, Países Baixos e Finlândia, que posteriormente aumentará para 25% e permanecerá em vigor até que os EUA fechem o acordo para comprar a Groenlândia.
Recentemente, o premiê canadense, Mark Carney, no contexto das ameaças do líder dos EUA, Donald Trump, de tomar a Groenlândia, recordou o artigo quinto da Organização do Tratado do Atlântico Norte, que estabelece defesa coletiva no caso de um membro da aliança ser atacado.


