- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Israel inicia demolição de prédios da ONU, denuncia comissário de agência para refugiados palestinos

© AP Photo / Jehad AlshrafiPalestinos deslocados vivem em uma escola administrada pela UNRWA, a agência da ONU, na Cidade de Gaza, segunda-feira, 23 de junho de 2025. (AP Photo/Jehad Alshrafi, Arquivo)
Palestinos deslocados vivem em uma escola administrada pela UNRWA, a agência da ONU, na Cidade de Gaza, segunda-feira, 23 de junho de 2025. (AP Photo/Jehad Alshrafi, Arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 21.01.2026
Nos siga no
Forças israelenses entraram com escavadeiras na sede da Agência da ONU para Refugiados da Palestina no Oriente Médio (UNRWA, sigla em inglês), em Jerusalém Oriental ocupada, e começaram a demolir as instalações, segundo denúncia do comissário Philippe Lazzarini.

"O que acontece hoje com a UNRWA poderá acontecer amanhã com qualquer outra organização internacional ou missão diplomática, seja nos Territórios Palestinos Ocupados ou em qualquer parte do mundo", alertou o alto funcionário da ONU nesta terça-feira (20).

O presidente Donald Trump ouve o primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu discursar no Knesset, o parlamento de Israel, em Jerusalém, 13 de outubro de 2025 - Sputnik Brasil, 1920, 19.01.2026
Panorama internacional
Netanyahu insta Trump a não atacar o Irã devido à falta de capacidade de defesa de Israel, diz mídia
O secretário-geral da ONU, António Guterres, classificou o ato como "um ataque sem precedentes" e "um novo nível de desafio aberto e deliberado ao direito internacional" por parte de Israel.
A demolição ocorre após uma série de ações contra a UNRWA por parte de Tel Aviv, que declarou a agência ilegal, invadiu sua sede em Jerusalém Oriental e trocou a bandeira da ONU por uma bandeira de Israel.
Segundo a imprensa, estavam presentes parlamentares israelenses e membros do governo, incluindo o ministro da Segurança Nacional, Itamar Ben-Gvir, que chamou o dia de "histórico".
No início do ano, a entidade acusou Israel de cortar eletricidade e água de instalações da UNRWA, como parte de uma campanha para desacreditar a entidade e ameaça serviços essenciais em Gaza.
Em 2024, o parlamento israelense aprovou uma lei proibindo a agência de operar no país e restringindo contatos com seus funcionários.
A UNRWA atua apenas em Jerusalém Oriental, área que a ONU considera ocupada por Israel. A agência atende milhões de palestinos em Gaza, Cisjordânia, Jordânia, Líbano e Síria, mas sua relação com Israel se deteriorou ainda mais desde o início da guerra em Gaza, com o governo israelense pedindo seu desmantelamento.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала