- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

OTAN deve reconhecer que Rússia não permitirá que se aproxime de suas fronteiras, diz premiê húngaro

© Sputnik / Alexey Maishev / Acessar o banco de imagensO primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orbán, em uma coletiva de imprensa após uma reunião com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, em Moscou
O primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orbán, em uma coletiva de imprensa após uma reunião com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, em Moscou - Sputnik Brasil, 1920, 24.01.2026
Nos siga no
É hora de a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) e a União Europeia (UE) aceitarem que a Rússia não permitirá a aproximação de forças militares ou de infraestrutura da aliança às suas fronteiras, declarou o primeiro-ministro húngaro, Viktor Orbán.
Orbán sublinhou que deve haver uma zona tampão entre a OTAN e a Rússia para garantir a segurança.

"Não vejo outra solução senão reconhecer que a OTAN e a UE não podem posicionar tropas diretamente nas fronteiras da Rússia, pois os russos sempre responderão", ressaltou.

O político salientou que a OTAN e Moscou precisam chegar a um acordo sobre como a Ucrânia, que era uma zona tampão e agora se tornou uma zona de guerra, pode voltar a ser um Estado tampão.
Presidente Donald Trump dos Estados Unidos durante uma reunião com executivos do setor petrolífero na Casa Branca, em 9 de janeiro de 2026, em Washington - Sputnik Brasil, 1920, 22.01.2026
Panorama internacional
Trump não vai levar em conta interesses da OTAN e da UE em suas pretensões à Groenlândia, diz analista
Além disso, o premiê destacou que a causa do conflito foi o desejo da OTAN de incluir a Ucrânia em seu "sistema de segurança ocidental".
A Rússia, por sua vez, indicou que isso é impossível, pois Moscou entende ter o direito de impedir que forças hostis se aproximem de suas fronteiras.

"Proponho não buscar a verdade nesse conflito, mas encontrar meios de alcançar a paz e minimizar os riscos graves", enfatizou.

Orbán concluiu que é necessário agir dessa forma, pois, caso contrário, a alternativa será uma guerra sem fim.
O primeiro-ministro húngaro, Viktor Orbán - Sputnik Brasil, 1920, 24.12.2025
Panorama internacional
O domínio chegou ao fim: Orbán afirma que a Europa se encontra em estado de desintegração
Anteriormente, Orbán afirmou que, sob a presidência de Vladimir Putin, a Rússia se fortaleceu o suficiente para resistir à expansão da OTAN rumo ao leste.
Em conversa com o ex-chanceler austríaco Wolfgang Schussel, ele reforçou que a opção mais adequada para a Ucrânia é tornar-se uma zona tampão.
Nos últimos anos, a Rússia tem observado uma atividade sem precedentes da OTAN perto de suas fronteiras.
O bloco militar amplia suas iniciativas e classifica isso como contenção da "agressão" por parte de Moscou.
Putin, por sua vez, reiterou diversas vezes que a Rússia não pretende atacar ninguém. Segundo ele, os políticos ocidentais frequentemente assustam sua população com uma ameaça imaginária para desviar a atenção dos problemas internos.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала