- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Irã apreendeu 108 dispositivos Starlink em meio aos protestos; uso dos equipamentos é proibido

© AP PhotoTeerã na madrugada de 26 de outubro de 2024
Teerã na madrugada de 26 de outubro de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 27.01.2026
Nos siga no
As forças de segurança do Irã apreenderam em todo o país pelo menos 108 antenas de satélite Starlink desde o fim de março de 2025, informou o chefe do departamento de segurança econômica da polícia iraniana, Hossein Rahimi, nesta terça-feira (27). O uso dos equipamentos é proibido pelo governo.
"Foram identificados 108 sistemas Starlink ao longo do ano", afirmou Rahimi, citado pela agência iraniana Tasnim.
O uso de antenas de satélite Starlink, da empresa SpaceX, do bilionário norte-americano Elon Musk, é proibido no território iraniano. Ainda assim, relatos sobre a presença dos equipamentos começaram a circular após o bloqueio da Internet no país, em meio aos protestos e distúrbios registrados nas últimas semanas.
Segundo a porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, conversou com Musk sobre a restauração do acesso à Internet no Irã, ocasião em que o próprio Musk confirmou que o acesso ao Starlink para os iranianos é aberto e gratuito.
Os protestos no Irã tiveram início no fim de dezembro de 2025, inicialmente motivados pela desvalorização da moeda nacional, mas depois evoluíram para distúrbios e manifestações contra as autoridades.
No início do ano, houve relatos de vítimas tanto entre as forças de segurança quanto entre os participantes dos protestos. Já as autoridades iranianas, que acusaram os Estados Unidos e Israel de organizarem os distúrbios, declararam em 12 de janeiro que a situação havia sido colocada sob controle.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала