- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Casa Branca: envio de tropas europeias à Groenlândia não muda planos dos EUA

© AP Photo / Evan VucciA porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, em conversa com a imprensa, em janeiro de 2026
A porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, em conversa com a imprensa, em janeiro de 2026 - Sputnik Brasil, 1920, 15.01.2026
Nos siga no
A porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, afirmou nesta quinta-feira (15) que o envio de soldados por países europeus à Groenlândia não interfere nos objetivos de Washington com relação ao território dinamarquês.
Segundo Leavitt, foi realizada uma "reunião produtiva" entre representantes dos EUA, Dinamarca e Groenlândia, incluindo o vice-presidente J.D. Vance e o secretário de Estado Marco Rubio. O encontro resultou na formação de grupos de trabalho que se reunirão a cada duas ou três semanas para discutir tecnicamente a aquisição da Groenlândia.
"Foi uma boa reunião. O envio de tropas europeias não influencia a decisão do presidente Trump", declarou a porta-voz.
Donald Trump discursa para soldados e militares durante visita ao porta-aviões USS George Washington na base naval de Yokosuka, ao sul de Tóquio. Japão, 28 de outubro de 2025 - Sputnik Brasil, 1920, 15.01.2026
Panorama internacional
É impossível prever o que fará Trump com Irã e Groenlândia porque ele é aventureiro, opina analista
Após a reunião da última quarta-feira (14) na Casa Branca, os ministros das Relações Exteriores da Dinamarca e da Groenlândia admitiram que as conversas não conseguiram dissuadir o governo dos EUA de buscar de anexar a Groenlândia.
Os Estados Unidos vêm esticando a corda com ameaças para tentar tomar controle da Groenlândia. A Dinamarca, por sua vez, resiste aos discursos e não cede às investidas norte-americanas. Recentemente a Casa Branca declarou que a Groenlândia é uma extensão do perímetro de defesa norte-americano.
A Dinamarca iniciou a colonização da Groenlândia no início do século XVIII, oficializando o território como parte do reino dinamarquês mais de 200 anos depois, em 1953. Recentemente, em 2009, a região ganhou autonomia e passou a ter um governo próprio, apesar de não ser independente.
Trump chegou a dizer na semana passada que os EUA controlarão a Groenlândia "de um jeito ou de outro". Ontem (14), no Truth Social, o presidente escreveu que seu país precisa da ilha por uma questão de defesa nacional.
"A Groenlândia é necessária aos Estados Unidos por motivos de segurança nacional. É vital para a Cúpula Dourada que estamos construindo", publicou Trump na rede social.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала