- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Caiado dá ultimato ao União Brasil e busca nova legenda para disputar o Planalto

© Valter Camargo / Agência Brasil / Acessar o banco de imagensO governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União)
O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União) - Sputnik Brasil, 1920, 27.01.2026
Nos siga no
Governador de Goiás sonda outros partidos para lançar sua candidatura ao Planalto; Solidariedade, Podemos e Republicanos sinalizaram interesse em afiliar o político.
O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, declarou que pode deixar o União Brasil nos próximos dias para garantir sua candidatura à Presidência da República em 2026. Segundo afirmou em entrevista à rádio Novabrasil, em Goiânia, ele já comunicou à cúpula do partido que busca alternativas partidárias diante da resistência interna à sua pré-candidatura.

"Já informei o presidente do partido, o [Antônio] Rueda, o ACM Neto, que é meu amigo-irmão, e já disse que entendo a dificuldade do partido. Só que, nessa situação, eu já estou buscando também uma alternativa para ter outro partido pelo qual me candidatar."

A permanência de Ronaldo Caiado no União Brasil se tornou insustentável após a cúpula da legenda passar a sinalizar preferência por outros nomes da direita, como o governador paulista, Tarcísio de Freitas. A movimentação foi vista por aliados do goiano como um gesto claro de exclusão, levando Caiado a buscar uma nova sigla para viabilizar sua candidatura ao Planalto em 2026.
Plenário do Senado Federal durante sessão especial em Brasília. 19 de dezembro de 2025 - Sputnik Brasil, 1920, 22.01.2026
Notícias do Brasil
Disputa pelo Senado em 2026 esquenta com ministros em campo e fundo eleitoral em jogo
Para interlocutores, o União não deve lançar uma candidatura própria para a corrida presidencial para preservar a imagem do partido, temendo não ganhar muito espaço na disputa pelo Planalto e sair no prejuízo com sua escolha. No caso de o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, ser reeleito, o grupo não ficaria interditado para integrar a base de apoio do governo.
Enquanto aumenta a pressão sobre o partido, Caiado já mantém diálogo com outras siglas. O Solidariedade, comandado por Paulinho da Força, fez um convite formal para que ele se filie e mantenha seu projeto presidencial. Há também conversas preliminares com Republicanos e Podemos.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала