- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

'Não vou cruzar os braços', diz Fachin sobre escândalo do Master e Toffoli

© Valter Campanato/Agência BrasilO novo presidente do Supremo Tribunal Federal, Edson Fachin, discursa durante posse em Brasília. 29 de setembro de 2025
O novo presidente do Supremo Tribunal Federal, Edson Fachin, discursa durante posse em Brasília. 29 de setembro de 2025 - Sputnik Brasil, 1920, 27.01.2026
Nos siga no
Ministro tem sido criticado por colegas do Supremo por tratar o assunto abertamente em meio a grande pressão midiática.
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Edson Fachin, afirmou que não "cruzará os braços" ao avaliar o caso do Banco Master, cuja investigação está sob a relatoria do ministro, Dias Toffoli, acusado de suspeição por parlamentares.

"Uma coisa é certa: quando for necessário atuar, não vou cruzar os braços. Doa a quem doer"

O magistrado disse que não pode antecipar juízo sobre "circunstâncias que eventualmente serão apreciadas pelo colegiado". Na semana passada, porém, Fachin afirmou, em nota, que a atuação de Toffoli em sua relatoria respeita "o devido processo legal" e que o Supremo não se curvaria à ameaças ou intimidações.
Edson Fachin tem defendido a criação de um código de conduta para ministros do STF, citando a exposição de membros da corte como justificativa para sua existência. Nos bastidores, contudo, tem sido criticado por colegas por abordar o tema publicamente em um momento de muita pressão midiática.
Além de Toffoli, o ministro Alexandre de Moraes também tem levantado suspeitas devido ao envolvimento do escritório de advocacia da sua esposa, Viviane Barci de Moraes, em um contrato milionário com o Banco Master.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала