- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Trabalho escravo: resgates nas cidades superam campo pela 1ª vez, aponta Ministério do Trabalho

© Foto / MPT- Pará/ Fotos PúblicasCarvoaria flagrada utilizando trabalho escravo no Pará.
Carvoaria flagrada utilizando trabalho escravo no Pará. - Sputnik Brasil, 1920, 29.01.2026
Nos siga no
O Brasil registrou em 2025 mais de 2,7 mil pessoas resgatadas em situação de trabalho análogo à escravidão. Destes, 68% estavam nos centros urbanos. Os números fazem parte do balanço do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) sobre as ações de combate ao trabalho escravo contemporâneo realizadas no ano passado.
Esta foi a primeira vez que os resgates nas cidades superaram os realizados no meio rural, de acordo com a a coordenadora-geral de Fiscalização para Erradicação do Trabalho Análogo ao de Escravidão e do Tráfico de Pessoas, Shakti Borela.

"O trabalho escravo contemporâneo não está restrito a uma atividade econômica específica. Embora tradicionalmente haja mais resgates no meio rural, em 2025, o número de trabalhadores resgatados no meio urbano foi maior."

Mais de 23 equipes de fiscalização participaram de 130 inspeções em 15 estados e no DF contra o trabalho escravo. Agosto de 2024. - Sputnik Brasil, 1920, 30.08.2024
Notícias do Brasil
Trabalho escravo: Brasil resgata 593 trabalhadores em 2 meses em maior operação da história
As fiscalizações identificaram situações de trabalho escravo em diferentes atividades econômicas, como construção civil, administração pública, indústria, mineração ilegal, agricultura e trabalho doméstico.
O balanço revela ainda que essa prática em atividades econômicas segue profundamente associada às desigualdades raciais e sociais no país. De acordo com o MTE, a maior parte dos trabalhadores resgatados têm idade na faixa etária de 30 a 39 anos, são homens e com baixa escolaridade.
Entre os resgatados, 83% se autodeclaram negros (pretos ou pardos). Os estados que mais registraram resgate foram Mato Grosso, com 607; Bahia, 482; Minas Gerais, 393, e São Paulo, com 276 trabalhadores resgatados.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала