- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

'Não queremos colocar o país em risco', diz Sheinbaum após ameaça de tarifas por comércio com Cuba

© AP Photo / Marco UgarteA presidente mexicana Claudia Sheinbaum concede sua coletiva de imprensa matinal no Palácio Nacional, na Cidade do México, 2 de abril de 2025
A presidente mexicana Claudia Sheinbaum concede sua coletiva de imprensa matinal no Palácio Nacional, na Cidade do México, 2 de abril de 2025 - Sputnik Brasil, 1920, 30.01.2026
Nos siga no
Presidente mexicana afirma que avaliará envios de petróleo a Cuba a partir do impacto das tarifas norte-americanas antes de tomar decisões
A presidente mexicana, Claudia Sheinbaum, garantiu que o México buscará alternativas para continuar apoiando Cuba, após Washington decretar que imporá tarifas a todos aqueles que vendem ou fornecem petróleo à ilha caribenha. A ordem executiva foi assinada na última quinta-feira (29) pelo presidente Donald Trump.
Há anos, o governo mexicano envia óleo bruto para Cuba, país que enfrenta sanções econômicas de Washington há mais de seis décadas. No entanto, a nova ameaça da Casa Branca levanta dúvidas sobre a continuidade do fornecimento. Segundo Sheinbaum, o envio de petróleo a ilha vem por meio de contratos comerciais entre os dois países e por meio de ajuda humanitária.
Questionada por um jornalista sobre a possibilidade de Cidade do México abandonar Havana, Sheinbaum respondeu:
"Precisamos saber o alcance [das tarifas anunciadas], porque também não queremos colocar nosso país em risco".
O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (segundo da esq. para a dir.), durante fotografia de família durante o Fórum Econômico Internacional da América Latina - Sputnik Brasil, 1920, 28.01.2026
Panorama internacional
Fragmentados, América Latina e Caribe precisam de agenda técnica para seguirem juntos, dizem analistas

Cuba declara emergência internacional

Em um post na rede social X, o chanceler cubano Bruno Rodríguez anunciou um estado de emergência internacional em relação as medidas de Washington.

"O povo de Cuba, com a solidariedade da comunidade internacional, conclui que a situação em relação ao governo dos EUA constitui uma ameaça incomum e extraordinária, que provém total ou substancialmente da direita neofascista anticubana dos EUA, para a segurança nacional e a política externa de todos os países, para a paz e a segurança internacionais e para a sobrevivência da humanidade frente à ameaça nuclear e às mudanças climáticas, e por meio deste declara uma emergência internacional em relação a essa ameaça."

As palavras do chanceler ecoam a da ordem executiva norte-americana, que descreveram as políticas cubanas como uma "ameaça incomum e extraordinária para a segurança nacional e a política externa dos EUA".
Trump vinha dizendo há semanas que, segundo ele, Cuba estava à beira do colapso, após as forças dos EUA terem sequestrado, em 3 de janeiro, o presidente venezuelano Nicolás Maduro e sua esposa, Cilia Flores, em Caracas.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала