- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Desarmamento nuclear entre Rússia e EUA pode avançar após fim do Novo START, afirma especialista

© Sputnik / Sergey Bobylev / Acessar o banco de imagensO presidente da Rússia, Vladimir Putin (à esq.), e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (à dir.), em encontro no Alasca, em 15 de agosto de 2025
O presidente da Rússia, Vladimir Putin (à esq.), e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (à dir.), em encontro no Alasca, em 15 de agosto de 2025 - Sputnik Brasil, 1920, 02.02.2026
Nos siga no
Especialista avalia que EUA e Rússia podem retomar o diálogo sobre desarmamento nuclear após o fim do Novo START, com apoio à inclusão de outras potências nas negociações. Moscou sinalizou manter limites do tratado por mais um ano, enquanto Washington ainda não respondeu à proposta.
Os Estados Unidos e a Rússia podem iniciar um diálogo sobre desarmamento nuclear após o término do Novo Tratado de Redução de Armas Estratégicas (Novo START), de acordo com Daryl Kimball, diretor-executivo da Associação de Controle de Armas. O Tratado Novo START entre os EUA e a Rússia expira em 5 de fevereiro.

"Mesmo com o fim do Novo START, não é tarde demais para os líderes dos dois países colocarem o mundo em um caminho mais seguro, tomando medidas sensatas para reduzir o perigo nuclear e iniciar negociações sérias e sustentadas sobre desarmamento nuclear", disse Kimball.

De acordo com o especialista, existe a necessidade de convidar outros países, incluindo China, Reino Unido e França, para a mesa de negociações.
Complexo de míssil balístico nuclear intercontinental Topol - Sputnik Brasil, 1920, 27.01.2026
Panorama internacional
Especialista expõe o que pode ocorrer se o tratado Novo START entre Rússia e EUA não for prolongado
O presidente russo, Vladimir Putin, anunciou anteriormente que Moscou estava pronta para continuar aderindo às limitações do Novo START por um ano após seu término em fevereiro de 2026, mas somente se os Estados Unidos retribuíssem. Em resposta, o presidente dos EUA, Donald Trump, teria considerado a proposta "uma boa ideia".
O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse no dia 29 de janeiro que os Estados Unidos ainda não haviam respondido à iniciativa da Rússia em relação ao tratado.
O porta-voz do Ministério da Defesa chinês, Jiang Bin, afirmou no mesmo dia que Pequim acolheu favoravelmente a abordagem positiva da Rússia em relação à proposta de prorrogação por um ano das responsabilidades no âmbito do Novo START.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала