- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Governo Lula encaminha acordo Mercosul-UE ao Congresso

© Foto / Agência Brasil /Fabio Rodrigues-PozzebomO presidente do Congresso, senador Davi Alcolumbre, o presidente da Câmara, deputado Hugo Motta, o presidente do STF, Edson Fachin, e o ministro da Casa Civil, Rui Costa, participam da sessão de reabertura dos trabalhos do Congresso Nacional.
O presidente do Congresso, senador Davi Alcolumbre, o presidente da Câmara, deputado Hugo Motta, o presidente do STF, Edson Fachin, e o ministro da Casa Civil, Rui Costa, participam da sessão de reabertura dos trabalhos do Congresso Nacional.  - Sputnik Brasil, 1920, 02.02.2026
Nos siga no
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva encaminhou nesta segunda-feira (2) o texto do acordo entre o Mercosul e a União Europeia para votação no Congresso Nacional.
Assinado no dia 17 de janeiro no Paraguai, o texto precisa ser aprovado pela Câmara e pelo Senado para que o acordo possa ser aplicado no Brasil.
O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), anunciou após a abertura do Ano Legislativo de 2026, nesta tarde, que a Casa deve analisar o texto nas próximas semanas.
"No plano internacional, merece destaque a assinatura, em janeiro último, do tão esperado acordo entre a União Europeia e o Mercosul, um marco histórico que inaugura uma etapa relevante de integração e de oportunidades para o Brasil. Caberá ao Congresso Nacional analisar o texto em sua íntegra", disse Motta.
O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), durante sessão plenária, em dezembro de 2025 - Sputnik Brasil, 1920, 28.01.2026
Notícias do Brasil
Acordo Mercosul-UE terá tramitação rápida e PEC da Segurança fica para depois do Carnaval, diz Motta
De acordo com estimativas oficiais, o acordo pode ampliar o PIB brasileiro em 0,34% (R$ 37 bilhões) e elevar os investimentos em 0,76% (R$ 13,6 bilhões). Também prevê aumento das exportações em 2,65% e das importações em 2,46%.
O acordo Mercosul-União Europeia precisa ser aprovado internamente por cada país do Mercosul e pela UE, de acordo com seus próprios ritos legislativos. Legisladores do bloco europeu encaminharam o acordo ao Tribunal de Justiça da UE, que pode atrasar a implementação do tratado.
Somente após a ratificação por todos é que o tratado estará plenamente em vigor. Até lá, o acordo pode entrar em funcionamento em momentos distintos em cada país, a depender do avanço dos processos internos.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала