Trump afirma que ONU tem papel limitado na solução da crise na Ucrânia

© AP Photo / Craig Ruttle
Nos siga no
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta segunda-feira (2) que a Organização das Nações Unidas (ONU) tem participação reduzida nos esforços para resolver a crise na Ucrânia.
"E as Nações Unidas, como vocês sabem, têm pouca participação na resolução do conflito na Ucrânia", declarou Trump.
Apesar disso, o presidente norte-americano reconheceu que as negociações estão indo "muito bem", em meio à retomada das reuniões entre Rússia e Ucrânia, com participação dos Estados Unidos. "Resolvemos oito guerras e acho que vamos nos sair muito bem com a Ucrânia e a Rússia. É a primeira vez que digo isso. Acho que talvez tenhamos boas notícias", afirmou.
Na semana passada, o Pentágono afirmou que a Europa tem responsabilidade direta na busca por uma solução para o conflito. Em documento oficial, o Departamento de Defesa dos EUA destacou que, embora Trump defenda o fim do conflito, a resolução da crise cabe, antes de tudo de tudo, aos países europeus.
Na última semana, Trump avaliou como positiva sua mais recente reunião com o ucraniano Vladimir Zelensky e afirmou que as negociações de paz seguem em andamento.
As forças russas mantêm, desde fevereiro de 2022, a operação militar especial com o objetivo de conter os bombardeios ucranianos contra civis em Donetsk e Lugansk, territórios que se separaram da Ucrânia em 2014 e foram passaram a fazer parte da Rússia em setembro de 2022 após a realização de referendos.



