- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Menos de 10% da população da Groenlândia acredita que adesão aos Estados Unidos beneficiaria a ilha

© AP Photo / Evgeniy MaloletkaPessoas protestam contra a política de Trump em relação à Groenlândia em frente ao consulado dos EUA em Nuuk, Groenlândia, 17 de janeiro de 2026
Pessoas protestam contra a política de Trump em relação à Groenlândia em frente ao consulado dos EUA em Nuuk, Groenlândia, 17 de janeiro de 2026 - Sputnik Brasil, 1920, 03.02.2026
Nos siga no
Levantamento realizado na Groelândia revelou que menos de 10% da população acredita que uma eventual adesão do território aos Estados Unidos traria benefícios para a ilha. Além disso, a maioria dos entrevistados demonstra preocupação com a possibilidade de Washington recorrer ao uso da força militar para assumir o controle do território.
A pesquisa foi divulgada nesta terça-feira (3) pelo jornal Copenhagen Post. De acordo com os dados, apenas 8% dos groenlandeses avaliam que a incorporação aos EUA seria vantajosa, enquanto 76% manifestaram opinião contrária.
"Embora existam algumas diferenças regionais, a mensagem é absolutamente clara: quase quatro em cada cinco moradores da Groenlândia dizem 'não' à adesão aos Estados Unidos", afirmou o sociólogo Sune Steffen Hansen, responsável por conduzir a pesquisa.
A pesquisa também indica que 54% dos entrevistados disseram estar preocupados com a possibilidade de os EUA utilizarem força militar para estabelecer controle sobre a ilha, ao passo que 40% afirmaram não temer esse cenário.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, durante encontro oficial com o então presidente nigeriano Muhammadu Buhari, na Casa Branca, em 2018 - Sputnik Brasil, 1920, 01.02.2026
Panorama internacional
Trump: 'Quero que o Canadá seja o 51º estado, a Groenlândia o 52º e a Venezuela o 53º'
O levantamento foi realizado entre 16 e 28 de janeiro, com a participação de 610 groenlandeses maiores de idade. A margem de erro é de aproximadamente quatro pontos percentuais.
Apesar da Groenlândia integrar o Reino da Dinamarca, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, tem declarado repetidamente que a ilha deveria se tornar parte do país. As autoridades dinamarquesas e groenlandesas alertaram Washington contra qualquer tentativa de tomada do território, ressaltando que esperam respeito à sua integridade territorial.
No último fim de semana, Trump afirmou que as negociações sobre o controle norte-americano do território começaram e já resultaram em acordo sobre muitas questões. "Iniciamos uma negociação e acho que já está praticamente acertada", disse Trump a repórteres quando questionado se havia discutido a questão da Groenlândia com líderes europeus.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала