- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

'Foi amor à primeira vista', diz Lula sobre relação com Trump (VÍDEO)

© Foto / Ricardo Stuckert / Presidência da RepúblicaO presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante cerimônia de entrega de ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) na Bahia, em 6 de fevereiro de 2025
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante cerimônia de entrega de ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) na Bahia, em 6 de fevereiro de 2025 - Sputnik Brasil, 1920, 06.02.2026
Nos siga no
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que mantém uma relação de amizade com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e que o Brasil não deve agir com medo diante de pressões externas, como a política tarifária norte-americana. A declaração foi dada em Salvador (BA).
Segundo Lula, mesmo diante de momentos de tensão comercial, a postura brasileira deve ser de tranquilidade e firmeza. Ele ressaltou que o país não pode se intimidar com discursos duros e destacou a importância histórica da Bahia na independência do Brasil como símbolo dessa confiança.

"Agora eu sou amigo do Trump. Toda hora ele fala que foi uma química, foi amor à primeira vista."

O presidente também afirmou que atravessa o melhor momento político de sua trajetória na Presidência da República e destacou a boa relação que mantém com parlamentares de diferentes partidos.
Segundo Lula, o atual cenário político é marcado por diálogo e estabilidade institucional, o que, na avaliação do presidente, fortalece a governabilidade e a relação entre o Executivo e o Congresso Nacional.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (à esq.), em encontro com o seu homólogo brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva, em Kuala Lumpur, na Malásia, em outubro de 2025 - Sputnik Brasil, 1920, 26.01.2026
Panorama internacional
Lula e Trump conversam por telefone sobre 'Conselho da Paz'

"Eu não tenho inimigo. Só é meu inimigo quem quiser ser. E, se quiser ser, seja de graça, porque eu não vou pagar para ser meu inimigo."

Na agenda na capital baiana, Lula anunciou R$ 815 milhões do Novo PAC Saúde para ampliar o atendimento no SUS. Na oportunidade, o governo também anunciou a compra de 2,1 mil veículos destinados ao transporte de pacientes que precisam se deslocar para realizar tratamentos especializados. A aquisição inclui 700 micro-ônibus, 700 vans e 700 ambulâncias de suporte básico para os casos que exigem maior cuidado.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала