- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Preços da eletricidade na Europa sobem até 5 vezes após conflito na Ucrânia, diz ministra sérvia

© AP Photo / Michael SohnTurbinas eólicas funcionando em um parque solar em Rapshagen, Alemanha, 28 de outubro de 2021
Turbinas eólicas funcionando em um parque solar em Rapshagen, Alemanha, 28 de outubro de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 06.02.2026
Nos siga no
O conflito na Ucrânia provocou um aumento de três a cinco vezes nos preços da eletricidade em toda a Europa e levou a uma desaceleração econômica, enquanto a Sérvia iniciou a diversificação de suas fontes de energia, afirmou nesta sexta-feira (6) a ministra de Mineração e Energia da Sérvia, Dubravka Dedovic-Handanovic.
A ministra participa da Cúpula Mundial de Governos, em Dubai, onde integra uma mesa-redonda sobre a diversificação de fontes de energia e de matérias-primas minerais.

"Desde o início do conflito armado na Ucrânia, vimos que mudanças em todo o continente não podem ocorrer da noite para o dia. A alta de três a cinco vezes nos preços da eletricidade, assim como o aumento do gás, levou a uma forte queda no crescimento econômico da Europa. Apesar desses desafios, a Sérvia conseguiu manter a confiabilidade do fornecimento e iniciou a diversificação das fontes e das rotas de abastecimento energético para se tornar mais resiliente no futuro", afirmou Dedovic-Handanovic.

Suprema Rada (Parlamento da Ucrânia) - Sputnik Brasil, 1920, 17.11.2025
Panorama internacional
'Fiasco completo': Governo perdeu controle do setor da energia na Ucrânia, diz deputado ucraniano
Segundo a ministra, o governo sérvio vem atraindo mais investimentos em turbinas eólicas e usinas solares, em linha com sua política energética, acrescentando que a transição energética é impossível sem matérias-primas minerais críticas.
"A região de Jadar, no oeste da Sérvia, possui as maiores reservas confirmadas de lítio da Europa e o depósito mais detalhadamente estudado, com 158 milhões de toneladas, além de um potencial de produção anual entre 56 mil e 57 mil toneladas de carbonato de lítio", acrescentou.
Em novembro, a mineradora anglo-australiana Rio Tinto anunciou o congelamento do projeto de lítio de Jadar, que gerou preocupação entre ambientalistas e desencadeou protestos em massa da população. Ainda assim, a empresa afirmou que continuará cumprindo suas obrigações com as autoridades locais e com seus funcionários.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала