- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Itália declina e não participará do Conselho de Paz proposto por Trump

© AP Photo / Andreea AlexandruAntonio Tajani, vice-primeiro-ministro e ministro das Relações Exteriores da Itália, discursa no Congresso do Partido Popular Europeu em Bucareste, Romênia, 7 de março de 2024
Antonio Tajani, vice-primeiro-ministro e ministro das Relações Exteriores da Itália, discursa no Congresso do Partido Popular Europeu em Bucareste, Romênia, 7 de março de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 07.02.2026
Nos siga no
O governo da Itália anunciou que não vai integrar o Conselho de Paz idealizado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. A decisão foi confirmada pelo ministro das Relações Exteriores italiano, Antonio Tajani, que afirmou que existem restrições constitucionais que impossibilitam a adesão de Roma ao projeto.
Segundo Tajani, a Carta Constitucional italiana estabelece que o país só pode participar de organizações internacionais em que haja condições de igualdade com outros Estados, o que, na avaliação do governo, não se aplica à estrutura do novo órgão liderado pelos EUA.
Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, participa do encerramento do 14.º Encontro Nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), em 23 de janeiro de 2026, Salvador, Brasil - Sputnik Brasil, 1920, 23.01.2026
Notícias do Brasil
'Quer criar sozinho uma nova ONU': Lula critica Trump e seu Conselho da Paz
A regra legal foi apontada como obstáculo insuperável para a assinatura do acordo, apesar de a Itália se declarar aberta ao diálogo sobre iniciativas de paz. Anteriormente, a primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, já havia indicado que a questão constitucional representava uma barreira para a participação imediata.
A iniciativa do chefe da Casa Branca tem como objetivo coordenar esforços diplomáticos e possíveis soluções para conflitos como o da Faixa de Gaza. A composição e as atribuições do conselho também levantaram críticas de aliados europeus, que temem que o projeto funcione como uma estrutura paralela à Organização das Nações Unidas (ONU) com liderança concentrada nos EUA.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала