- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

'Boa relação': secretário do Tesouro dos EUA comenta relação de Lula e Trump

© AP Photo / Mark SchiefelbeinO presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (à esq.), em encontro com o seu homólogo brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva, em Kuala Lumpur, na Malásia, em outubro de 2025
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (à esq.), em encontro com o seu homólogo brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva, em Kuala Lumpur, na Malásia, em outubro de 2025 - Sputnik Brasil, 1920, 10.02.2026
Nos siga no
Países podem ter começado com o pé esquerdo, mas hoje nutrem um bom relacionamento.
O secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent, afirmou nesta terça-feira (10) que os presidentes Donald Trump e Luiz Inácio Lula da Silva tiveram um início de relacionamento conturbado, mas essa situação foi revertida.
Bessent fez o comentário durante um evento promovido pelo BTG Pactual em São Paulo, do qual participou de forma remota. Segundo o secretário, o estreitamento de laços com o Brasil é um dos pontos do suposto "momento empolgante" que a América Latina vive.
"Acho que, depois de um começo conturbado, o presidente Trump e o presidente Lula estabeleceram uma boa relação. E, por isso, considero que o que está acontecendo na América Latina é extremamente empolgante."
Bessent também ressaltou o que ele classificou como "muita boa vontade por parte do governo brasileiro" nas relações com Washington, apesar do tarifaço implementado pela Casa Branca em meados de 2025.
"É curioso porque o presidente Lula tem uma tradição de manter bons relacionamentos com presidentes republicanos nos Estados Unidos. E acho que agora estamos no tom certo com o presidente Trump. Acredito que, nos próximos meses, haverá alguma delegação de empresários brasileiros e representantes do governo visitando o presidente Trump, com o presidente Lula, e acho que isso pode ser marcante."
O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (à esq.), acompanhado do presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (à dir.), durante reunião, em maio de 2025 - Sputnik Brasil, 1920, 09.02.2026
Notícias do Brasil
Mídia: presidente Lula não vai sancionar supersalários aprovados pela Câmara
Na última quinta-feira (5), Lula afirmou que o encontro com Trump acontecerá na primeira semana de março e que não haverá assunto proibido entre os líderes de Brasília e Washington.
"Tem que sentar-se à mesa, olhar no olho um do outro, ver o que nos interessa e trabalhar junto, estabelecer acordos. Não tem tema que eu não discuta, só a soberania do meu país, mas discutir a parceria de indústria, minerais críticos, aumento de exportação, tudo isso vamos discutir", disse Lula durante entrevista ao portal UOL.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала