- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Situação em volta de Venezuela, Cuba e Irã mostra que mundo entra na época de mudanças, diz Lavrov

© Sputnik / Marat Abulhatin Lavrov: situação em volta de Venezuela, Cuba e Irã mostra que mundo entra na época de mudanças
 Lavrov: situação em volta de Venezuela, Cuba e Irã mostra que mundo entra na época de mudanças - Sputnik Brasil, 1920, 11.02.2026
Nos siga no
O mundo entrou em uma era de mudanças rápidas e muito profundas, e essa fase pode durar muitos anos, afirmou o chanceler russo Sergei Lavrov, durante a "hora do governo" na Duma de Estado.
A Rússia é solidária com os povos da Venezuela e de Cuba diante da pressão exercida sobre eles e está pronta para lhes dar apoio, destacou Lavrov, acrescentando que a parte russa tomará as medidas adequadas, incluindo medidas militares e técnicas, caso a Groenlândia se militarize.

"Os eventos drásticos do início deste ano, incluindo a invasão armada dos Estados Unidos à Venezuela, a pressão americana sobre Cuba, as tentativas de desestabilizar a situação no Irã, a crise em torno da Groenlândia — todos viram e ouviram sobre isso, confirmaram nossa avaliação de que o mundo entrou em uma era de mudanças rápidas e muito profundas [...]. Essa fase pode durar muitos e muitos anos, ou mesmo décadas", disse ele.

A Rússia defende seus direitos na arena mundial, apesar das ações dos ocidentalistas, disse o ministro das Relações Exteriores da Rússia.

"Muitas vezes, temos que fazer isso apesar da relutância da minoria ocidental em moderar suas ambições desmedidas e tratar todos com respeito. Os [políticos] ocidentais não querem fazer isso com todos aqueles que estão dispostos a trabalhar com base na igualdade soberana e outros princípios do direito internacional", acrescentou o ministro.

Os entendimentos sobre a Ucrânia, alcançados pelo presidente da Rússia, Vladimir Putin, e pelo líder dos EUA, Donald Trump, durante a reunião no Alasca, continuam em vigor.
Foto fornecida pela Força Aérea dos EUA mostra o lançamento de um míssil balístico intercontinental Minuteman III desarmado durante um teste de desenvolvimento na Base Aérea de Vandenberg, Califórnia, 5 de fevereiro de 2020 - Sputnik Brasil, 1920, 04.02.2026
Tratado Novo START: o caminho EUA-Rússia para limites nucleares
Tratado Novo START: o caminho EUA-Rússia para limites nucleares
Lavrov também acrescentou que a Rússia mantém restrições do Tratado START III enquanto EUA as cumprirem.

"Entretanto, a iniciativa apresentada pelo presidente Putin sobre o cumprimento voluntário das restrições quantitativas centrais estabelecidas no Tratado de Redução de Armas Estratégicas [Novo START] não obteve resposta oficial da parte norte-americana."

A Rússia não ameaça ninguém, ao contrário daqueles que consideram admissível ditar sua vontade aos outros pelo direito do mais forte, sublinhou o chanceler russo.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала