- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Putin discute essência de plano dos EUA para acordo com a Ucrânia com representantes de Trump

© Sputnik / Kristina Kormilitsyna / Acessar o banco de imagensO presidente russo Vladimir Putin, o CEO do Fundo Russo de Investimento Direto (RDIF), o Representante Especial do Presidente da Federação Russa para Investimento e Cooperação Econômica com Países Estrangeiros Kirill Dmitriev (à direita), o Enviado Especial do Presidente dos EUA Steven Witkoff (segundo da esquerda) e o genro do presidente dos EUA Jared Kushner (terceiro da esquerda) durante reunião no Kremlin, em dezembro de 2025
O presidente russo Vladimir Putin, o CEO do Fundo Russo de Investimento Direto (RDIF), o Representante Especial do Presidente da Federação Russa para Investimento e Cooperação Econômica com Países Estrangeiros Kirill Dmitriev (à direita), o Enviado Especial do Presidente dos EUA Steven Witkoff (segundo da esquerda) e o genro do presidente dos EUA Jared Kushner (terceiro da esquerda) durante reunião no Kremlin, em dezembro de 2025 - Sputnik Brasil, 1920, 02.12.2025
Nos siga no
O assessor presidencial da Rússia, Yuri Ushakov, afirmou nesta terça-feira (2) que o encontro entre o presidente russo, Vladimir Putin, e o enviado especial dos Estados Unidos, Steve Witkoff, foi marcado por uma conversa bastante construtiva. No entanto, ambos os países concordaram que não vão divulgar o conteúdo das negociações.
Ushakov também destacou que Moscou pode concordar com alguns pontos do plano dos EUA sobre a Ucrânia, mas outros suscitam críticas. O Kremlin recebeu mais quatro documentos além do plano original de Trump para a resolução do conflito, composto por 27 pontos.
O encontro permitiu discutir caminhos para avançar na resolução da crise ucraniana, de acordo com o assessor presidencial russo, que ressaltou que na conversa foi discutida a essência do plano dos EUA para a resolução, e não propostas específicas.
"Recebemos um documento com 27 pontos e o analisamos, é claro. Embora não tenhamos trabalhado na redação e não tenha havido discussões com nossos colegas americanos sobre o assunto. Depois, recebemos mais quatro documentos, que também foram discutidos hoje."
Os envolvidos na reunião debateram as perspectivas de alcançar uma solução pacífica de longo prazo para a Ucrânia e declararam estar prontos para continuar trabalhando juntos para alcançar uma solução.
Liderança da Ucrânia está ocupada com outros assuntos e não com as questões da zona de combate, afirma Putin - Sputnik Brasil, 1920, 02.12.2025
Operação militar especial russa
'Estamos prontos': Putin responde sobre os preparativos da Europa para entrar em guerra com a Rússia
Ainda segundo Ushakov, os representantes do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que incluíam o genro Jared Kushner, transmitiram a Putin saudações e os melhores votos do presidente republicano. O líder russo, por sua vez, enviou saudações a Trump por meio de Witkoff e uma série de sinais políticos.

"Nosso presidente pediu a seus parceiros que transmitissem saudações cordiais a Trump, e ele transmitiu, é claro, não apenas saudações cordiais, mas também uma série de importantes sinais políticos que seus interlocutores haviam notado", disse Ushakov.

No encontro de cinco horas entre Putin e Witkoff, foi enfatizado que Moscou e Washington precisam demonstrar um desejo genuíno de cooperação econômica. O presidente russo e o enviado norte-americano discutiram as enormes perspectivas de cooperação econômica entre os dois países.
A possibilidade de um encontro entre Putin e Trump dependerá do progresso alcançado no caminho da resolução.
Esta é a sexta viagem de Whitkoff à Rússia neste ano. Todos esses contatos estiveram relacionados à Ucrânia.
O último encontro entre eles ocorreu em 6 de agosto. Como o Kremlin observou na ocasião, a visita de Whitkoff foi produtiva e bastante eficaz. Durante esses contatos, as partes trocaram sinais que abriram caminho para os preparativos da cúpula russo-americana no Alasca, no dia 15 daquele mês.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала