- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Espanha destinará ajuda humanitária para Cuba através da ONU

© AP Photo / Ramon EspinosaSoldados cubanos carregam representações do presidente Donald Trump durante o desfile anual do Primeiro de Maio realizado na Praça da Revolução em Havana, Cuba (foto de arquivo)
Soldados cubanos carregam representações do presidente Donald Trump durante o desfile anual do Primeiro de Maio realizado na Praça da Revolução em Havana, Cuba (foto de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 16.02.2026
Nos siga no
O ministro espanhol de Assuntos Exteriores, União Europeia e Cooperação, José Manuel Albares recebeu nesta segunda-feira (16), em Madri, seu homólogo cubano Bruno Rodríguez, em meio ao bloqueio energético imposto pelos Estados Unidos e da crise alimentar em Cuba.
No encontro, de acordo com o boletim, abordou-se "a situação atual em Cuba após o endurecimento do embargo" pelo governo dos EUA, bem como a situação das empresas do país ibérico na ilha.

"A Espanha prestará ajuda humanitária da AECID [Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento] de Cuba através do sistema das Nações Unidas em alimentação e produtos sanitários de primeira necessidade", lê-se no comunicado da pasta diplomática espanhola.

Centro de apoio na Cidade do México para envio de ajuda a Cuba - Sputnik Brasil, 1920, 15.02.2026
Panorama internacional
'Cuba não está sozinha': mexicanos organizam campanha de arrecadação de alimentos para enviar à ilha
A Embaixada da Rússia em Cuba informou na quarta-feira (11) que Moscou considera fornecer petróleo e derivados a Havana como ajuda humanitária. Na última segunda-feira (9), a presidente do México, Claudia Sheinbaum, anunciou que as entregas de petróleo bruto para Cuba foram temporariamente suspensas para evitar tarifas dos Estados Unidos.
Em 29 de janeiro, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou uma ordem executiva autorizando os Estados Unidos a impor tarifas sobre as importações de países que fornecem petróleo a Cuba e também declarou estado de emergência, citando uma suposta ameaça à segurança nacional norte-americana representada por Cuba.
A ação desencadeou uma grave crise energética em Cuba, levando as autoridades do país caribenho a anunciarem medidas extraordinárias para "garantir a vitalidade do país" e manter "serviços essenciais sem sacrificar o desenvolvimento".
Entre as medidas anunciadas estão restrições à venda de combustíveis, redução de viagens interprovinciais, fechamento de hotéis e redução da jornada de trabalho.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала