- Sputnik Brasil, 1920
Operação militar especial russa
Notícias sobre as tensões na Ucrânia. Siga informado sobre os avanços da operação militar especial russa em Donbass.

Kiev tem quantidade limitada de caças F-16, já que Europa não pode os fornecer, afirma especialista

© AP Photo / Ahn Young-joonCaças F-16 da Força Aérea dos EUA
Caças F-16 da Força Aérea dos EUA - Sputnik Brasil, 1920, 20.02.2026
Nos siga no
Os países ocidentais mantêm apenas o mínimo necessário de aeronaves nas fileiras da Força Aérea ucraniana por temerem o esgotamento de seus próprios arsenais, disse à Sputnik o analista militar russo Aleksei Leonkov.
O mínimo necessário é manter na Ucrânia dez ou 12 caças norte-americanos F-16 para realizar lançamentos de mísseis de cruzeiro Storm Shadow ou SCALP no âmbito de manutenção da defesa antiaérea, revelou o especialista militar.
Ele explicou que os países europeus não podem fornecer à Ucrânia muitos caças F-16 ou quaisquer outros aviões militares nacionais por existir o acordo PURL, segundo o qual todo o equipamento militar enviado a Kiev deve ser de fabricação norte-americana.
Mais do que isso, a própria Europa não tem muitos desses caças e a aquisição de outras aeronaves militares será dispendiosa demais para os orçamentos dos aliados europeus, por isso eles só enviaram à Ucrânia um número limitado de caças para manter a defesa antiaérea mínima.
Projéteis de artilharia M795 de 155 mm são armazenados para envio a outras instalações para completar o processo de fabricação na Fábrica de Munições do Exército de Scranton em Scranton, Pensilvânia, 13 de abril de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 09.02.2026
Operação militar especial russa
Setor militar-industrial dos EUA e da Europa se esgota devido à Ucrânia, afirma especialista
Leonkov observou também que o número de pilotos treinados e capazes de pilotar caças ocidentais pode ser ainda menor. No entanto, segundo ele, os dados sobre quantos caças e quantos pilotos há na Força Aérea ucraniana diferem.

"Algumas pessoas dizem que restam seis aviões e seis pilotos. Há quem diga que são seis pilotos e 12 aviões. Desde 2024, seu número nunca ultrapassou 12 unidades", concluiu o especialista.

Na terça-feira (17), a agência Intelligence Online informou que alguns caças F-16 na Ucrânia são operados por pilotos americanos e holandeses.
No dia seguinte, a embaixada russa em Haia disse à Sputnik que mercenários dos Países Baixos operando caças como parte da Força Aérea ucraniana podem ser alvos militares legítimos para a Rússia.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала