- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Teerã prepara acordo nuclear com Washington, garante chanceler iraniano

© AP Photo / Hadi MizbanAbbas Araqchi fala durante uma entrevista coletiva em Bagdá. Iraque, 6 de dezembro de 2024
Abbas Araqchi fala durante uma entrevista coletiva em Bagdá. Iraque, 6 de dezembro de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 20.02.2026
Nos siga no
O ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araghchi, disse por telefone ao chanceler russo, Sergei Lavrov, que Teerã está levando a sério as negociações com Washington para chegar a um acordo sobre a questão nuclear no Irã.
A situação foi comentada pelo ministério iraniano em seu canal no Telegram. Segundo a pasta, "durante esta conversa, Araghchi, ao delinear a posição do Irã sobre a questão nuclear, enfatizou a seriedade com que o país encara o avanço das negociações com o objetivo de alcançar um acordo justo e equilibrado que respeite os direitos e interesses do Irã, em conformidade com o Tratado de Não Proliferação de Armas Nucleares".
De acordo com o ministro, Teerã planeja preparar o texto de um possível acordo nuclear para entregar a Washington dentro de dois a três dias.
O presidente dos EUA, Donald Trump, enquanto considera o uso da força militar, disse nesta sexta-feira (20) que alertou o governo iraniano a fazer um acordo justo. Ontem, por sua vez, o chefe da Casa Branca havia declarado que Teerã tinha até 15 dias para apresentar uma proposta.
Na foto, o USS Gerald R. Ford iniciou o primeiro de seus testes no mar para avaliar diversos sistemas de última geração com sua própria propulsão pela primeira vez, em Newport News, Virgínia, 8 de abril de 2017 - Sputnik Brasil, 1920, 19.02.2026
Panorama internacional
Presença militar dos EUA aumenta risco de ataque ao Irã, mas especialista ainda vê chance de paz

Mídia: A presença naval dos EUA no Oriente Médio deve continuar crescendo em meio às tensões com o Irã

A presença naval dos EUA no Oriente Médio deverá continuar aumentando, à medida que Washington desloca tropas para a região em meio às tensões com o Irã, informou o Financial Times nesta sexta-feira, citando uma fonte.
Na quinta-feira, o presidente dos EUA, Donald Trump, disse que "coisas ruins" poderiam acontecer se os Estados Unidos e o Irã não chegarem a um acordo.
Citando dados da Marinha dos EUA, a mídia informou que pelo menos 12 navios de guerra norte-americanos estão atualmente posicionados no Oriente Médio, incluindo um porta-aviões, oito contratorpedeiros e três navios de combate litorâneo convertidos em caça-minas.
Além disso, mais três contratorpedeiros e o maior porta-aviões da Marinha dos EUA, o USS Gerald R. Ford, também estão a caminho do Oriente Médio. Nesta sexta-feira, inclusive, o USS Gerald R. Ford entrou no mar Mediterrâneo.

Militares dos EUA planejam atacar indivíduos no Irã, diz mídia

Dois oficiais norte-americanos disseram à Reuters que as opções agora incluem atacar indivíduos específicos e até mesmo derrubar o governo de Teerã, caso Trump ordene.
As fontes não especificaram quais indivíduos seriam os alvos nem como os militares dos EUA poderiam tentar uma mudança de regime sem uma grande força terrestre.
O governo norte-americano, em 2020, já havia ordenado o ataque que culminou na morte do general iraniano Qassem Soleimani. Mais recentemente, ataques israelenses durante a guerra dos 12 dias, no ano passado, também tiveram alvos individuais.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала