Todos contra Putin: Comissão Eleitoral recebe 64 candidaturas à Presidência da Rússia

A Comissão Eleitoral Central russa recebeu 64 pedidos para concorrer à Presidência da Rússia no próximo mês de março, disse a chefe da comissão aos jornalistas após o fim do prazo para candidatos autodenominados.
Sputnik

Os cidadãos russos podem participar de uma eleição presidencial, quer como candidatos de partidos ou independentes.

Desde meados de dezembro, 21 partidos políticos e 42 indivíduos protocolaram a documentação necessária na Comissão Central de Eleições para registrar formalmente candidaturas, disse a chefe da organização a repórteres.

"Quem estava devagar, agora já é tarde demais", afirmou Ella Pamfilova.

Presidenciais na Rússia: por que povo escolhe Putin e o que propõem seus críticos?

O prazo para que os candidatos independentes notifiquem a comissão de sua intenção de executar terminou em 1o de janeiro. A última data em que a documentação pode ser submetida para confirmar o apoio necessário de um candidato entre os eleitores foi 7 de janeiro. Isso é necessário para exibir candidaturas frívolas.

Já os partidos podem protocolar suas candidaturas até 12 de janeiro.

Um total de 13 partidos finalizou suas candidaturas, enquanto sete candidatos partidários abriram contas bancárias, através das quais as despesas da campanha serão gerenciadas, informou Pamfilova.

O único candidato de um partido que foi oficialmente registrado é o político populista veterano Vladimir Zhirinovsky. A eleição presidencial russa terá lugar no dia 18 de março e o atual presidente do país, Vladimir Putin, irá participar.

Comentar