Efeito bumerangue: ameaça de sanções antirrussas provoca afluxo de capitais...à Rússia

A ameaça de novas sanções causou um afluxo de capitais à Rússia. Ao menos, é isso que comprovam os dados da Sberbank Private Banking, filial do maior banco russo especializada em atender clientes com grandes fortunas.
Sputnik

"Em janeiro de 2018, a taxa de crescimento dos ativos [da Sberbank Private Banking] triplicou em relação ao mesmo período do ano passado devido à 'expetativa' de novas sanções dos EUA", afirmou a dirigente da entidade bancária, Yevgenia Turikova.

Conheça 'mãe de todas as bolhas' econômicas que ameaça mundo inteiro
De acordo com a gerente, nos últimos dois meses "houve a sensação de que os EUA iam introduzir sanções". Sendo assim, os grandes capitais daqueles empresários que anteriormente guardavam suas fortunas no exterior voltaram ao país.

Em sua maior parte, estes capitais, avaliados em "centenas de milhões de dólares" são provenientes da Suíça e de Londres.

Ademais, em 2017 foi registrado um crescimento recorde de clientes e gestão de ativos, assinalou Turikova.

"O número de clientes cresceu 37%, e a gestão de ativos 78%. Trata-se de milhares de pessoas", afirmou.

Uma tendência significativa destacada pela entidade bancária é o interesse crescente por parte dos clientes em relação a investimentos em títulos, que atingiram de 12 a 15% de toda a carteira de investimentos. Para comparar, há alguns anos este número correspondia a apenas 2-3%, enfatizou a gerente.

Os EUA mantêm e veem expandindo as sanções contra a economia russa.

Analista explica por que queda do bitcoin pode trazer vantagens
Um dos componentes dessas restrições são as sanções financeiras, que proíbem em particular a concessão de créditos a bancos e empresas russas, sendo também restringidos os negócios com importantes empresas russas.

A ação mais recente nesta área foi a publicação pelo Departamento do Tesouro dos Estados Unidos da assim chamada "Lista do Kremlin", uma lista de altos funcionários e empresários russos que podem ser alvos de novas sanções.

Ao mesmo tempo, permanecem rumores sobre a introdução de novas e importantes restrições contra a Rússia, como a suspensão do país no sistema interbancário internacional SWIFT.

No entanto, os possíveis planos quanto a tais ações são fortemente criticados por parte de vários políticos e empresários dos EUA e União Europeia por sua gravidade e caráter imprevisível, com consequências para a economia dos próprios países ocidentais.

Comentar